Atividade Econômica: Indicadores Mensais

Carta de Conjuntura nº 38

Por Leonardo Mello de Carvalho

Os indicadores mensais de atividade divulgados no início deste ano têm mostrado, em alguns casos, certa acomodação em relação aos resultados do final do ano passado, porém, não sinalizam uma mudança na tendência de recuperação da economia brasileira. A produção física do setor manufatureiro, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), embora tenha registrado uma queda de 2,8% em janeiro sobre o período anterior (na série com ajuste sazonal), deve voltar a crescer em fevereiro – o Indicador Ipea de Produção Industrial sugere avanço de 0,6% na margem e uma expansão de 4,4% na comparação interanual.

CC38_Indicador Ipea de prod ind

A análise pelo lado da demanda revela um ritmo de recuperação gradual do mercado doméstico, fator chave para uma aceleração do nível de atividade em 2018. Embora os níveis de desocupação ainda se encontrem em patamares bastante elevados, sua trajetória declinante ao longo do ano passado segue reduzindo os níveis de incerteza dos agentes. Além disso, a forte redução das taxas de inflação não somente contribuiu para o aumento do poder de compra dos salários, como também permitiu a redução das taxas de juros. Como consequência, o grau de comprometimento da renda das famílias com os serviços de dívidas passadas e a inadimplência vêm caindo, o que abre mais espaço no orçamento para o consumo. Dessa forma, o mercado de crédito para pessoa física segue apresentando melhora, com expansão da demanda e da oferta de novas concessões. Após as vendas no varejo terem iniciado o ano de 2018 com pequena queda de 0,1% em janeiro, o Indicador Ipea de Vendas do Comércio (prévia do resultado da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, do IBGE), no conceito ampliado, estima crescimento de 1,1% em fevereiro, na comparação livre de influências sazonais. Já no conceito restrito, a previsão é de que as vendas tenham avançado 0,6%, resultado que sucedeu alta de 0,9% em janeiro.
 CC38_Indicador Ipea de Varejo

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *