Indicador Ipea Mensal de FBCF – outubro de 2017

Por Leonardo Mello de Carvalho

Investimentos avançam 0,1% em outubro, iniciando 4º trimestre praticamente estáveis

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta um crescimento de 0,1% em outubro em relação a setembro de 2017, na série com ajuste sazonal. Esse resultado representou a quinta variação positiva seguida na margem.  Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Indicador atingiu patamar 5,6% superior ao verificado em outubro de 2016. Apesar desta nova alta mensal, o indicador ainda acumula queda de 2,7% no ano.

O desempenho dos componentes da FBCF é heterogêneo na margem. O consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – cuja estimativa corresponde a sua produção doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações – apresentou queda de 2,4% entre os meses de outubro e setembro, na série dessazonalizada. Entre os componentes do CAME, a produção doméstica de bens de capital líquida de exportações avançou 0,2% em outubro. Por outro lado, a forte queda registrada pela importação de bens de capital (15,6%) ajudou a explicar o mau resultado na comparação dessazonalizada. Vale notar que o volume importado havia crescido 30,2% em setembro.

Já o indicador de construção civil avançou 0,2% em outubro, na série dessazonalizada, após permanecer estável no período anterior. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, contribuiu positivamente para o desempenho dos investimentos, registrando alta de 5,5% em outubro, na comparação dessazonalizada.

Na comparação contra o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi generalizado. Enquanto o Came e o componente outros registraram altas de 16,3% e 4%, respectivamente, a construção civil cresceu 0,3% em relação ao mês de outubro de 2016, interrompendo sequência negativa que já durava 42 meses.

Tabela indicador Ipea FBCF out17

Acesse aqui a planilha completa com os dados do Indicador Ipea Mensal de FBCF (índice 1995=100)



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *