Glossário


CID-10
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, frequentemente designada pela sigla CID (em inglês: International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems – ICD) fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças.

 

Homicídios
Óbitos causados por agressão e intervenção legal. Dados adquiridos pelos códigos da CID-10: X85-Y09 (agressão) e também Y35-Y36 (intervenção legal). Fonte: TABNET/DATASUS.

 

Homicídios por Armas de Fogo
Casos de óbito provocados por uso de armas de fogo de mão e por maiores calibres. Dados adquiridos pelos códigos da CID-10: X93-X95. Fonte: TABNET/DATASUS.

 

Mortes Violentas por Causa Indeterminada
Óbitos cuja causa é indeterminada. Dados adquiridos pelos códigos da CID-10: Y10-Y34 (Eventos (fatos) cuja intenção é indeterminada). Fonte: TABNET/DATASUS.

 

Óbitos por causas externas
Óbitos por causas externas de morbidade e mortalidade. Dados adquiridos pelos códigos da CID-10: V01-V99 (Acidentes de transporte), W00-W19 (Quedas), W65-W74 (Afogamento e submersão acidentais), X00-X09 (Exposição à fumaça, ao fogo e às chamas), X40-X49 (Envenenamento (intoxicação) acidental por e exposição a substâncias nocivas), X60-X84 (Lesões autoprovocadas intencionalmente), X85-Y09 (Agressões), Y10-Y34 (Eventos (fatos) cuja intenção é indeterminada), Y35-Y36 (Intervenções legais e operações de guerra), W20-W64, W75-W99, X10-X39, X50-X59, Y40-Y89 (Todas as outras causas externas). Fonte: TABNET/DATASUS.

 

População
População residente. Fonte: IBGE/Estimativas de população. IBGE/Contagem Populacional.

 

População Jovem
Indivíduos na faixa etária de 15 a 29 anos de idade. Fonte: IBGE/Projeção da População. IBGE/PNAD.

 

População Não-negra
Indivíduos declarados como brancos, amarelos e indígena, todos os ignorados não entraram nas contas. Fonte: População retroativa a partir da PNAD e PNADc.

 

População Negra
Indivíduos declarados como pardos e pretos, todos os ignorados não entraram nas contas. Fonte: População retroativa a partir da PNAD e PNADc.

 

População retroativa a partir da PNAD e PNADc.
De 2012 a 2015 – Foi utilizada a População da PNADc (PNAD contínua). De 2007 a 2011 – Foi realizada uma compatibilização entre as populações da PNAD e da PNADc para os anos que existia a PNAD e não a PNAD contínua.

 

Suicídios
Óbitos provocados pela própria vítima. Dados adquiridos pelos códigos da CID-10: X60-X84 (Lesões autoprovocadas intencionalmente). Fonte: TABNET/DATASUS.

 

Suicídios por Armas de Fogo
Óbitos provocados pela própria vítima utilizando arma de fogo. Dados adquiridos pelos códigos da CID-10: X72-X74 (Lesões autoprovocadas voluntariamente). Fonte: TABNET/DATASUS.

 

TABNET
O DATASUS, através do TABNET, disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.

 

Violência no trânsito
Dados adquiridos pelos códigos da CID-10: V01-V99 (Acidentes de transporte). Fonte: TABNET/DATASUS.