Acessibilidade urbana

é facilidade de se chegar até oportunidades de emprego, serviços de saúde e educação, atividades culturais, áreas verdes, etc. O nível de acessibilidade de uma cidade ou bairro depende da eficiência e conectividade da rede de transporte, mas também da proximidade entre pessoas e atividades. A promoção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes exige políticas que melhorem a acessibilidade urbana e reduzam as desigualdades de acesso a oportunidades.

O Projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, serviços de saúde, educação e proteção social por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis publicamente a partir deste site. Mais informações sobre o projeto aqui.

Quanto tempo você leva para chegar até o hospital ou escola mais próxima da sua casa? Quantos postos de trabalho você consegue acessar em menos de uma hora?

Explore os resultados Faça o download dos dados