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A Pesquisa

Metodologia

A Pesquisa Ação Social das Empresas toma como base informações referentes ao ano passado à sua realização. Em cada uma das regiões, foram pesquisadas cerca de duas mil empresas. A amostra foi elaborada com base num cadastro mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que é composto pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e pelo Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED). Este é o mais completo cadastro de âmbito nacional que identifica, localiza e fornece o número de empregados e a atividade econômica das empresas.

Foram selecionadas empresas com um ou mais empregados, localizadas nas capitais e no interior dos estados. Ao final do estudo, os resultados obtidos serão expandidos (projetados), por meio de tratamentos estatísticos, para o universo das empresas existentes em cada uma das regiões.

Todos os dados coletados são sigilosos e serão divulgadas apenas informações consolidadas. Para resguardar os pesquisados, o IPEA mantém o anonimato dos empresários das empresas selecionadas.

Etapas

A Pesquisa Ação Social das Empresas é realizada em duas etapas: por telefone e por questionário.

Na primeira, pelo telefone, o IPEA identifica as empresas que realizam ações sociais para a comunidade e colhe informações sobre o porte dessas empresas por número de empregados e por receita bruta. O contato direto por telefone permitiu é um instrumento importante, pois permite identificar o nome do responsável pela empresa e esclarecer o conteúdo da Pesquisa. Muitas vezes o empresário, principalmente o de pequeno porte, desconhece o significado do conceito de ação social e não informa as atividades e doações que realiza. A interatividade fez com que respondessem às perguntas mais adequadamente e fornecessem informações complementares.

Na segunda etapa, são enviados questionários de fácil preenchimento às empresas que declararam, por telefone, ter realizado ações sociais para as comunidades em 2003. Para assegurar o maior número possível de  respostas, o questionário segue em envelope pré-pago e, além do papel, pode ser respondido de forma interativa, em disquete e por e-mail. Dúvidas sobre a Pesquisa e o formulário são ainda tiradas pelo número gratuito (0800), que funciona em horário comercial durante todo o decorrer do levantamente. Todos esses esforços asseguram um retorno satisfatório.


Outros artigos desta seção:

1. O que é

2. Para que serve

3. Ação Social

4. Metodologia

5. O que se procura saber