Página Principal  
site do ipea contato


Contato
A Pesquisa
Resultados
2ª Edição (2006)
1ª Edição (2002)
Parceria
Perguntas Freqüentes
Notícias
Veja Também
Entidades
Organizações Sociais
Revistas Digitais
Internacionais
Artigos
Apoio:
Rede Ipea

Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA

Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC

SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900

Fone: 61 - 3315 5282
Home > A Pesquisa

A Pesquisa

O que se procura saber

Informações gerais sobre quais empresas realizam ação social, o que e como fazem, quem beneficiam, quanto aplicam, quais as principais motivações e dificuldades que encontram, dentre outras. Os resultados obtidos esclarecem algumas questões, tais como:

  • Quantas são as empresas que realizaram ações sociais, em caráter voluntário, em 2003?
  • Quantas são as empresas que não realizam qualquer ação social para as comunidades? Por que não atuam e quais seriam as razões que as levariam a atuar?
  • O envolvimento em ações sociais para comunidades apresenta diferenças marcantes conforme a atividade econômica da empresa?
  • Em que medida o tamanho da empresa e sua localização geográfica influenciam sua atuação?
    Quais são as ações realizadas e a quem beneficiam?
  • Os empresários tendem a privilegiar as localidades mais próximas da empresa no seu atendimento social?
  • Quais as principais características da atuação empresarial, destacando-se: a freqüência do atendimento; os critérios utilizados para selecionar as atividades realizadas; os responsáveis dentro das empresas pela coordenação/execução das ações; e, a participação dos empregados.
  • Quais são as motivações dos empresários para atuarem, em caráter voluntário, no campo social?
  • Que recursos são utilizados nas ações sociais? Qual a dimensão do gasto global?
  • Que percentual de empresas faz uso dos incentivos fiscais para financiar seus projetos sociais?
  • Há avaliação e divulgação das atividades desenvolvidas?
  • As empresas privadas fazem parcerias com órgãos governamentais?
    Quais os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as sugestões apresentadas para aperfeiçoar as atividades empresariais na área social?
  • Como tem evoluído a atuação das empresas nos últimos anos? O que sinalizam os dados em termos de tendência?


Outros artigos desta seção:

1. O que é

2. Para que serve

3. Ação Social

4. Metodologia

5. O que se procura saber