|
|
|
|
Apoio: |
|
|
|
Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - IPEA
Diretoria de Estudos
Sociais - DISOC
SBS, Ed. BNDES, 14º andar
Brasília - DF - 70.076-900
Fone: 61 - 3315 5282
|
|
|
|
|
|
A Pesquisa |
O que se procura saber |
|
Informações gerais sobre quais empresas realizam ação social, o que e como fazem, quem beneficiam, quanto aplicam, quais as principais motivações e dificuldades que encontram, dentre outras. Os resultados obtidos esclarecem algumas questões, tais como:
- Quantas são as empresas que realizaram ações sociais, em caráter voluntário, em 2003?
- Quantas são as empresas que não realizam qualquer ação social para as comunidades? Por que não atuam e quais seriam as razões que as levariam a atuar?
- O envolvimento em ações sociais para comunidades apresenta diferenças marcantes conforme a atividade econômica da empresa?
- Em que medida o tamanho da empresa e sua localização geográfica influenciam sua atuação?
Quais são as ações realizadas e a quem beneficiam? - Os empresários tendem a privilegiar as localidades mais próximas da empresa no seu atendimento social?
- Quais as principais características da atuação empresarial, destacando-se: a freqüência do atendimento; os critérios utilizados para selecionar as atividades realizadas; os responsáveis dentro das empresas pela coordenação/execução das ações; e, a participação dos empregados.
- Quais são as motivações dos empresários para atuarem, em caráter voluntário, no campo social?
- Que recursos são utilizados nas ações sociais? Qual a dimensão do gasto global?
- Que percentual de empresas faz uso dos incentivos fiscais para financiar seus projetos sociais?
- Há avaliação e divulgação das atividades desenvolvidas?
- As empresas privadas fazem parcerias com órgãos governamentais?
Quais os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as sugestões apresentadas para aperfeiçoar as atividades empresariais na área social? - Como tem evoluído a atuação das empresas nos últimos anos? O que sinalizam os dados em termos de tendência?
|
|
|
|
|
|
|
|