Maiúsculas e minúsculas

 

A linha do Editorial do Ipea tende a utilizar, sempre que possível e adequado, iniciais minúsculas.

 

 

Leis, normas, programas, planos, projetos, documentos oficiais e teorias

 

designação formal

Leis, normas, programas, planos, projetos e documentos oficiais são grifados em maiúsculas e minúsculas, desde que formalmente designados no trecho por nomes ou números. O mesmo ocorre em artigos de lei acompanhados de numeração.

 

A mudança da política previdenciária iniciada em 1960 com a promulgação da Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS) é aprofundada a partir de 1964, com o conjunto de reformas no âmbito do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG).

A Lei no 5.173, de 27 de outubro de 1966, e, posteriormente, o art. 45 da Lei Complementar no 31, de 11 de outubro de 1977, ampliam os limites da Amazônia Legal, chegando à sua forma atual.

O Acordo Geral sobre Comércio de Serviços objetiva estender as normas e os sistemas multilaterais de comércio ao setor de serviços de forma transparente e por meio de liberalizações progressivas.

 

 

artigos de lei

Adota-se o padrão da Constituição Federal. Quando mencionado no texto, sem a especificação do número, o termo é grafado em minúsculas e por extenso. Se designado por seu número, usam-se também minúsculas, mas na forma abreviada. Somente quando da ocorrência do termo em início de frase são utilizadas iniciais em maiúsculas – na forma abreviada.

 

Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.

§ 3o Constitui crime de responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal o desrespeito ao § 1o deste artigo.

§ 2o A eleição do Governador e do Vice-Governador, observadas as regras do art. 77, e dos Deputados Distritais coincidirá com a dos Governadores e Deputados Estaduais, para mandato de igual duração.

§ 3o Aos Deputados Distritais e à Câmara Legislativa aplica-se o disposto no art. 27.

Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios.

Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal (...)

 

Empregam-se os números ordinais do primeiro até o nono, e os cardinais a partir do número dez, quando os artigos forem mencionados no texto. Caso exista o uso de plural, será utilizada a forma abreviada arts.

 

De acordo com o art. 5o da CF/1988, são garantidos os diretos à vida, à liberdade, à igualdade, à moradia e à segurança. Também é dado a todo brasileiro, segundo os registros, o direito de exercer os cultos religiosos, seja qual for sua religião, o benefício de trabalho, dentre outros.

O art. 10 dispõe sobre a participação de empregados e trabalhadores nos colegiados de órgãos públicos que tratem de seus respectivos interesses profissionais.

A Lei Complementar no 11.740, de 13 de janeiro de 2002, regulamenta os arts. 16, 17 e 18 da Constituição estadual, quanto à organização regional.

 

 

pluralização

Usam-se minúsculas em caso de referência a mais de uma lei, norma, artigo legal, programa, plano, projeto ou documento oficial.

 

A lei complementar dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e revoga dispositivos das leis nos 4.595 e 5.764.

 

 

substantivos comuns

Empregam-se minúsculas em referências a programas, planos e projetos, quando sua denominação não esteja formalmente expressa.

 

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) pode ser discutido sob esta perspectiva. De fato, este programa oferece, entre outros benefícios, uma nova oportunidade de mercado para produtos alimentícios da agricultura familiar.

 

Leis, teorias ou teoremas de diferentes áreas do conhecimento (física, química, história, matemática etc.) são escritos em minúsculas.

 

O teorema de Stolper e Samuelson foi a primeira formulação teórica a explicar os efeitos da liberalização comercial sobre a distribuição de renda entre os fatores de produção.

Nessa apertada faixa, desafia-se constantemente a lei de Newton segundo a qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

 

 

Títulos de publicações, capítulos, artigos e seções

 

publicações

Em títulos de publicações (livros, revistas, jornais, séries etc.), utilizam-se maiúsculas e minúsculas nos títulos principais, e minúsculas nos subtítulos. 

 

A revista Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) é um dos periódicos de economia de caráter acadêmico mais antigos no país.

Tendo como motivação o forte crescimento do comércio internacional brasileiro, a retomada de investimentos na infraestrutura econômica e os resultados positivos apresentados no Texto para Discussão no 1.164, intitulado Portos Brasileiros 2009: ranking, área de influência, porte e valor agregado médio dos produtos movimentados, considerou-se relevante a atualização deste trabalho. 

 

 

capítulos, artigos e seções

Emprega-se maiúscula apenas na letra inicial de títulos de capítulos, artigos e seções.

 

O artigo A discriminação racial no Nordeste foi o que mais chamou atenção do público leitor naquela coletânea sobre racismo.

A seção A criação de um novo aparato institucional trata do aparato institucional criado para buscar o equilíbrio fiscal intertemporal no âmbito federativo.

 

 

Regiões, lugares e acidentes geográficos, vias e formas de orientação

 

pontos cardeais e lugares geográficos

Utiliza-se maiúscula nos pontos cardeais, quando indicam, formalmente ou não, território regional, e na designação de lugares geográficos.

 

Para um estudo sobre a educação no Brasil, foram selecionados três grupos paradigmáticos, entre eles a elite do Sul do Brasil, por constituir um subgrupo nacional com níveis educacionais superiores até mesmo aos encontrados no Chile, cujos números são apreciáveis.

Em 1983, a política econômica do governo militar lança uma estratégia de geração de saldos comerciais expressivos que se expandem pela nova fronteira da região Centro-Oeste.

O Planalto Central experimentou um processo de aglomeração urbana a partir do crescimento da capital do país na região.

 

Empregam-se minúsculas nas referências aos pontos cardeais que definem divisões ou limites geográficos.

 

No norte da Bahia encontra-se um potencial de turismo ainda pouco explorado, como, na fronteira com Sergipe, o povoado de Mangue Seco.

 

 

grandes regiões geográficas

Usam-se maiúsculas e minúsculas nas palavras que designam grandes regiões geográficas.

 

Muitos dos países do Leste Europeu experimentam entraves na absorção da nova moeda comum ao bloco.

 

 

substantivos comuns

Em geral, empregam-se minúsculas nos substantivos comuns, seguidos ou não de seus respectivos nomes próprios, relacionados com acidentes ou delimitações geográficas, vias, lugares públicos etc.

 

A transposição das águas do rio São Francisco tem causado polêmicas tanto na região Nordeste quanto em nível nacional, tendo em vista o papel deste rio para as comunidades locais.

O maior parque urbano do mundo é situado na região administrativa Asa Sul, em Brasília.

 

Usam-se minúsculas inclusive nas palavras que definem o espaço junto aos pontos cardeais em territórios regionais. Da mesma forma, expressões como região metropolitana, região administrativa, microrregião, mesorregião metropolitana etc., acompanhadas ou não de sua especificação local, são grifadas sempre em minúsculas.

 

A região Sul encontra nas páginas de história do Brasil um processo de colonização bastante marcado pela presença de alemães.

A mesorregião metropolitana de Belo Horizonte é uma das doze mesorregiões de Minas Gerais.

 

 

nomes próprios

Ressalta-se que os nomes próprios de acidentes ou delimitações geográficas, vias, lugares públicos etc. são sempre grifados em maiúscula e minúsculas.

 

O rio Amazonas é o segundo rio mais extenso do mundo, atrás apenas do rio Nilo.

A avenida Champs-Élysées constitui o eixo histórico de Paris.

 

 

Instituições, órgãos, unidades administrativas e conceitos políticos

 

designação formal

Usa-se maiúscula nos nomes de instituições, desde que formalmente designados.

 

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) elabora, em consonância com a Casa Civil e os demais ministérios, o Plano Plurianual (PPA) a ser submetido ao Congresso Nacional. 

 

Utiliza-se maiúscula na palavra casa quando designa uma instituição.

 

No detalhamento do maior segmento da amostra, composta de 67% de servidores, conclui-se que aqueles com menor tempo de Casa são os que mais desconheciam os canais de contato com a Ouvidoria do Ipea e sua atuação.

 

 

pluralização

Usam-se minúsculas em caso de referência a mais de uma entidade.

 

Os ministérios da Justiça e da Cultura unem esforços para fomentar a reinserção social dos reclusos por meio da leitura.

 

 

substantivos comuns

Como regra geral, empregam-se minúsculas se a referência à entidade for feita com substantivos comuns.

 

A assembleia-geral [da ONU] entregou decisão aos chefes de governo.

A prefeitura [de Curitiba] solicitou o cancelamento do financiamento para a remodelação da avenida.

O instituto [de Pesquisa Econômica Aplicada] fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais.

 

Em certos casos, para evitar interpretações errôneas, alguns substantivos que designam instituições, mesmo que de modo não formal, são grifados em maiúscula e minúsculas.

 

A Presidência [da República] solicitou um detalhamento do orçamento repassado à prefeitura.

O Supremo [Tribunal Federal] é o órgão de cúpula do Poder Judiciário.

 

 

pastas

Emprega-se maiúscula também nos nomes de pastas de ministérios, secretarias e similares, precedidos formalmente ou não de sua especificação.

 

A Saúde e a Educação, inclusive por seus respectivos orçamentos de maior porte, são objeto de atenção especial do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

 

unidades e conceitos políticos

Emprega-se maiúscula nas expressões Unidade da Federação e Unidade Federativa, quando referentes a estado (Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará etc.) ou ao Distrito Federal, assim como no termo Grandes Regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste).

 

Amazonas e Pará são as maiores Unidades da Federação (UFs) do país em extensão territorial.

A divisão do Brasil em Grandes Regiões permite orientar a aplicação de políticas públicas tanto na esfera federal quanto na esfera estadual.

 

Usa-se maiúscula nas expressões Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo, assim como nos respectivos termos Executivo, Judiciário e Legislativo.

 

A literatura tende a enfatizar que as medidas adotadas pela Constituição Federal de 1988 teriam pecado pelo excesso de rigidez e formalismo ao reduzirem a discricionariedade e a capacidade de ação do Poder Executivo.

Para produzir um ambiente jurídico seguro para a circulação de riquezas, o Judiciário não poderá imiscuir-se na função legislativa e suplantar o produto de um procedimento democrático.

Na primeira acepção, o ativismo judicial será medido pela frequência com que determinado magistrado ou tribunal invalida as ações de outros poderes de Estado, especialmente do Poder Legislativo, atuando como um legislador negativo.

 

Utiliza-se maiúscula no termo Estado no sentido de conjunto de poderes políticos de uma nação, assim como nos termos referentes à Constituição (Carta, Carta Magna, Carta Constitucional etc.).

 

Ao Estado cabe assegurar os direitos inalienáveis de seus cidadãos.

O importante é que naquele momento houve um grande debate, e que isto resultou em uma especificação quase enciclopédica do que seja cultura no próprio texto constitucional, o que é um privilégio da Carta brasileira.

 

Empregam-se minúsculas nos conceitos políticos de uso corrente nas publicações do Ipea: setor público, poder público, governofederal, estadual, municipal – e estado – no sentido de Unidade da Federação.

 

O poder público aqui concebido compreende o governo federal, os governos estaduais e os governos municipais.

A Carta Magna define como atribuição dos estados a educação do nível médio, enquanto o ensino fundamental tem sua gestão a cargo dos governos municipais.

 

Do mesmo modo, empregam-se minúsculas na designação de gestões, governamentais ou não, que antecedem o nome do gestor.

 

O Bolsa Família figura enquanto principal programa social do governo Lula.

A gestão Roberto Marinho na TV Globo deixou marcas empresariais seguidas por seus sucessores até hoje.

 

 

Períodos e acontecimentos históricos, eventos populares e datas

 

períodos e acontecimentos históricos

Usa-se maiúscula para nomear eventos ou períodos históricos notáveis.

 

O período posterior à Segunda Grande Guerra viu as teses do Estado de bem-estar social florescerem.

No Império, as relações econômicas entre o Brasil e a África limitavam-se basicamente ao comércio de escravos.

 

 

eventos populares e datas

Usam-se maiúscula e minúsculas em datas oficiais.

 

De acordo com a Lei Federal no 12.519, de 10 de novembro de 2011, em 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, data de aniversário da morte do líder dos escravos Zumbi dos Palmares.

No período que abrange as festas de final de ano e o Carnaval, o número de vítimas de acidentes nas estradas costuma aumentar de forma considerável.

 

substantivos comuns

Usam-se minúsculas na designação dos dias da semana, dos meses, e das estações do ano.

 

O outono se faz perceptível em Brasília no mês de maio pela nítida redução do índice pluviométrico.

 

 

Prêmios, distinções, convenções e encontros

 

designação formal

Empregam-se maiúsculas e minúsculas nos nomes de prêmios, distinções, convenções e encontros, desde que formalmente explícitos.

 

O IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011 premiou cinquenta ganhadores entre mais de 2 mil participantes.

O 38o Encontro Nacional de Economia promovido pela Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) teve lugar entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2010, em Salvador.

A XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, Rio de Janeiro, contou com público estimado de 640 mil pessoas ao longo de onze dias de evento. O número de visitantes era o esperado pela organização da bienal, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Fagga Eventos.

 

 

substantivos comuns

Empregam-se minúsculas em referências a prêmios, distinções, convenções e encontros, quando sua denominação não esteja formalmente expressa.

 

O encontro resultou em um documento final chancelado pelos países envolvidos no debate.

 

 

pluralização

Usam-se minúsculas em caso de referência a mais de um prêmio, distinção, convenção ou encontro.

 

As conferências nacionais de Desenvolvimento Regional e de Educação estão previstas para ocorrerem no primeiro semestre do ano.

 

 

Início de frases e ilustrações

 

início de frases

Usa-se maiúscula apenas no primeiro termo de palavras simples ou compostas em início de frase – exceto no caso de nomes próprios, como Procuradoria-Geral da República, Bresser-Pereira etc.

 

Coordenadores do GAP defenderam que é necessário acelerar o investimento, mas sem pressionar ainda mais o setor de serviços.

Recém-editado, o livro Diálogos para o Desenvolvimento tem recebido ótima aceitação por parte de leitores, com destaque para profissionais diretamente envolvidos na formulação e reformulação de políticas públicas.

 

 

ilustraçõesSeções relacionadas:
Ilustrações

Usa-se maiúscula no primeiro termo de expressões em ilustrações.

 

TABELA 1
Proporção das contribuições com dados inválidos por variável
(Em %)


Variável
Todas Não avulsas

Grau de instrução 50 37
Data de início do vínculo 0 0
Data de fim do vínculo 40 0
Sexo 7 7
Data de nascimento 7 7
Contribuição 2 2

Fonte: Dataprev (2009).
Elaboração dos autores.

 

Empregam-se minúsculas nas referências a ilustrações do texto (tabelas, gráficos, mapas, quadros etc.), seguidas ou não da numeração da ilustração.

 

O gráfico 5 apresenta a distribuição dos estudantes pelo quesito da renda familiar.

A tabela 1 demonstra a situação ocupacional de crianças e adolescentes. Segundo a tabela, verifica-se que a situação pouco evoluiu no período em tela.

 

 

Cargos, profissões, títulos e formas de tratamento

 

Empregam-se minúsculas nas designações de cargos e profissões, inclusive em formas de tratamento e em títulos acadêmicos.

 

O presidente da República determinou ao ministro da Educação que fosse estabelecido um plano estratégico de combate à discriminação racial nas escolas.

O advogado-geral da União defende a prática de conciliação como forma de solucionar conflitos de execução fiscal envolvendo cobrança de impostos no país.

Cabe ao técnico de planejamento e pesquisa analisar o escopo da solicitação do serviço e definir recursos materiais para sua execução.

A obtenção dos títulos de mestre e doutor é recomendada para quem pretende seguir a carreira de professor universitário ou pesquisador.

 

 

Nomes próprios

 

Usa-se maiúscula nos nomes próprios (de pessoas, instituições, lugares etc.), inclusive para personagens históricos.

 

A despoluição do Tietê vem sendo trabalhada em níveis de aceleração inferiores aos desejados pela população paulistana.

A cidade de Planaltina no Distrito Federal tem seu eixo urbano rodoviário concentrado na avenida Independência.

O volume de crédito no Brasil atingiu R$ 2,136 trilhões, em maio, com crescimento de 1,7% em relação ao mês anterior e de 18,3% em doze meses. Segundo o Banco Central (BCB), este montante equivale a 50,1% do PIB.

A maioria dos historiadores defende que Dom Pedro I foi o grande responsável pela consolidação da independência brasileira.

 

Nomes próprios compostos levam maiúsculas em ambos os termos.

 

Em 1984, Bresser-Pereira lança em coautoria com Yoshiaki Nakano a obra Inflação e Recessão.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) divulga o valor dos débitos dos devedores, pessoas físicas ou jurídicas, inscritos em dívida ativa da União.

 

 

Impostos, taxas, contribuições e indicadores

 

designação formal

Usam-se minúsculas e maiúsculas em nomes de impostos, taxas e contribuições quando formalmente explícitos – definidos em lei.

 

Não se submetem à incidência do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro as operações realizadas por órgãos da administração direta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A Taxa de Vistoria e Controle Operacional dos Transportes Coletivos Urbanos do município de Fortaleza é recolhida mensalmente, até o último dia útil de cada mês.

Os profissionais autônomos são isentos do pagamento da Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento do município de Belo Horizonte.

A incidência da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional aplica-se a todas as hipóteses de exploração de obras cinematográficas e videofonográficas.

 

 

substantivos comuns

Usam-se minúsculas em taxas referidas de modo geral e naquelas específicas do meio socioeconômico.

 

Levam-se em conta as hipóteses de manutenção da taxa de câmbio em R$ 2,00/US$ e da taxa Selic em 7,25% ao ano (a.a.) em todo o horizonte relevante.

De acordo com o IBGE, nas seis principais regiões metropolitanas brasileiras, a taxa de desemprego aberto atingiu 5,4% em janeiro, com aumento de 0,8 p.p. em relação a dezembro. 

 

Usam-­se minúsculas em indicadores econômicos e sociais de domínio público, isto é, que não sejam gerados por uma instituição específica.

 

A taxa de investimento em 2012 foi de 18,1% do produto interno bruto (PIB).

O índice médio de inflação nos países do Mercosul foi objeto de intensos debates entre os membros do bloco.  

 

Iniciam-se com maiúsculas os termos integrantes dos indicadores diretamente vinculados a determinadas instituições.

 

A inflação medida pela variação mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IPCA/IBGE) alcançou 0,86% em janeiro, 0,07 ponto percentual (p.p.) acima da registrada em dezembro.

O Ipea e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) disponibilizaram, por meio de atlas publicado pelo instituto, os conceitos que conformam o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS).  

 

 

pluralização

Usam-se minúsculas em caso de referência a mais de um imposto, taxa ou contribuição.

 

Os impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana incidem sobre determinado patrimônio.

 

 

Áreas do conhecimento, modalidades de ensino, cursos e disciplinas acadêmicas

 

Usam-se minúsculas em termos que designam áreas do conhecimento, modalidades de ensino, cursos e disciplinas acadêmicas.

 

O tema da cooperação internacional, por exemplo, é relativamente recente para a antropologia brasileira.

A educação a distância ganhou ares de solução eficiente para o grave problema educacional brasileiro. 

Com o apoio do Sebrae, o Ipea realizou em Salvador, entre 18 e 21 de junho, o curso de economia para profissionais de comunicação.

 

 

Biomas, animais, plantas e corpos celestes

 

biomas

Em geral, os biomas são escritos em maiúscula e minúsculas.

 

O Brasil, devido a sua localização geográfica e seu tamanho continental, abriga seis biomas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal.

 

 

nomenclatura

Em relação à nomenclatura científica em latim, utiliza-se inicial maiúscula para o primeiro nome, que indica o gênero, e emprega-se minúscula para o segundo, que indica espécie.

 

A designação científica em latim, Canis lupus, é constituída pelos termos canis, que significa “cão”, e lupus, que significa “lobo”.

O Homo sapiens surgiu a aproximadamente 200 a 150 mil anos, no leste da África.

 

Empregam-se minúsculas nos nomes de animais e plantas em sua forma popular, ou que fogem à nomenclatura científica oficial.

 

A biodiversidade amazônica vai muito além do folclore dos tucanos e das vitórias-régias.

 

 

corpos celestes

Empregam-se maiúsculas na referência aos corpos celestes quando mencionados em nível astronômico.

 

O cientista estuda as órbitas de Netuno, Plutão e Vênus em torno do Sol.

Por muito tempo considerou-se que nove planetas integravam o sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Porém, em 2006, este último foi caracterizado como planeta anão e deixou de ser o “último planeta” do sistema solar.

A constelação da Ursa Maior é de fácil identificação nos céus noturnos do hemisfério norte.

 

Empregam-se minúsculas nos demais casos.

 

O sol nasceu às 6h10.

O casal aproveitou a lua cheia para conhecer a cidade.

 

 

Unidades de medida

 

O emprego de maiúsculas e minúsculas na designação de unidades de medida abreviadas ou de símbolos segue o recomendado pelo Sistema Internacional de Unidades.

 

O município de Sorriso, no Mato Grosso, maior produtor de soja no país, terá seu índice dobrado de 1,2 t/ha para 2,4 t/ha.

O comprimento de cada vagão varia entre 10 m e 27 m.

 

 

Quadro-resumo

 

O quadro 1 exemplifica as principais orientações do Editorial do Ipea sobre o uso de maiúsculas e minúsculas – sobre siglas, ver abreviaturas.

 

QUADRO 1

Uso de maiúsculas e minúsculas: exemplificação

Temas
Maiúsculas Minúsculas
Leis, normas, programas, planos, projetos, documentos oficiais e teorias

Constituição, Carta Magna, Carta Constitucional
Lei de Informática, Lei de Responsabilidade Fiscal, Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais
Lei no 8.112, Decreto no 3.800, Portaria no 730
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Acordo Geral sobre Comércio de Serviços

Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

lei de Newton, teorema de Pitágoras, teoria da relatividade

a lei revoga, o decreto institui, o programa define, os planos Cruzado e Real, os atos institucionais no 13 e no 52

Títulos de publicações, capítulos, artigos e seções

o artigo A discriminação racial no Nordeste
Radar, Mercado de Trabalho: conjuntura e análise
Revista Tempo do Mundo, a revista Planejamento e Políticas Públicas
O Estado de São Paulo, The New York Times
Relatório do Desenvolvimento Humano 2004
o capítulo intitulado Favelas e dinâmica das cidades brasileiras, a seção Metodologia de pesquisa

Grande Sertão: veredas, O Capital

o artigo A discriminação racial no Nordeste
Mercado de Trabalho: conjuntura e análise
o capítulo intitulado Favelas e dinâmica das cidades brasileiras, a seção Metodologia de pesquisa

Grande Sertão: veredas

 

Regiões, lugares e acidentes geográficos, vias e formas de orientação

região do Sudeste Asiático, países do Leste Europeu, Ocidente, Oriente Médio, Planalto Central
região Norte, Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste
mesorregião do Norte Fluminense, região da Baixada Fluminense, microrregião de Anápolis
região do Vale do Paraíba, mesorregião do Vale do São-Franciscano da Bahia
morro do Pão de Açúcar, pico da Neblina, torre Eiffel

Asa Sul, [bairro de] Copacabana, [bairro da] Barra da Tijuca, [bairro do] Morumbi

região metropolitana de Porto Alegre, região administrativa de Samambaia, mesorregião metropolitana de Belo Horizonte
região Norte, região Sul
posição sul, direção leste
zona do euro
litoral sul
hemisfério sul, hemisfério norte, sul global, polo norte, polo sul
estado de Minas Gerais, município de Fortaleza
morro do Pão de Açúcar, pico da Neblina, deserto do Saara, rio São Francisco, rio Tietê, mar Mediterrâneo, mar Vermelho, mar Morto, oceano Pacífico
avenida Independência

vales dos rios brasileiros
Instituições, órgãos, unidades administrativas e conceitos políticos

Presidência da República, Prefeitura de Recife
Supremo Tribunal Federal
Câmara dos Deputados, Senado Federal
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Ministério da Cultura, Casa Civil
Fundo Monetário Internacional
Exército, Forças Armadas brasileiras
Diretoria de Estudos e Políticas Sociais
Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria da Receita Federal, Secretaria do Tesouro Nacional
Casa
Estado brasileiro, Federação, União,
República brasileira, Monarquia espanhola
Poder Executivo, Legislativo, Judiciário

Unidades da Federação, entes da Federação, entes federativos, estados da Federação, Grandes Regiões

a prefeitura reconheceu, o tribunal julgou, a assembleia instituiu, o departamento organizou, o ministério aprovou, o fundo recolheu
os ministérios da Saúde e da Justiça, os aeroportos de Cumbica e Congonhas, os palácios do Planalto e da Alvorada
governo federal, estadual, municipal, governo Dilma
administração pública, administração federal
poder público, setor público
nação, país, povo

estados da Federação, capital federal

 

 

Períodos e acontecimentos históricos, eventos populares e datas

Dia da Consciência Negra, Dia Mundial do Trabalho
Corpus Christi, Natal, Círio de Nazaré
Abolição da Escravatura, Revolução Industrial
Guerra da Bósnia, Segunda Grande Guerra, Primeira Guerra Mundial

Idade Média, Renascimento

abril, dezembro, janeiro, março
segunda-feira, domingo, sábado
verão, inverno, primavera, outono

era nuclear, era industrial

Prêmios, distinções, convenções e encontros

Prêmio Nobel de Economia
Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Medalha de Mérito Pedro Ernesto
Prêmio Príncipe das Astúrias
38o Encontro Nacional de Economia
Fórum de Ciência e Tecnologia

XIV Bienal Internacional do Livro

o prêmio, a medalha, para o fórum, no encontro

os prêmios Eldorado e Molière
Início de frases e ilustrações

O boletim trata da atual crise financeira mundial e suas consequências para o Brasil e o mundo.
Pesquisadores da FGV discutem os desafios da agenda do multilateralismo.

Sem-teto solicitam moradias populares ao governo local.

Sem-teto solicitam moradias populares ao governo local.

o gráfico 5 apresenta, a tabela 1 mostra, a figura 2 demonstra
Cargos, profissões, títulos e formas de tratamento
 

presidente da República, ministro da Fazenda, embaixador da Venezuela, o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea
o diretor, o presidente, o gerente, o jornalista, o professor, o advogado-geral da União

mestre, doutor, senhor
Nomes próprios

Amazônia, São Francisco, Tietê
Rio Grande do Sul, Tóquio, Nova Iorque
Brasil, China, Estados Unidos
Pedro Álvares Cabral, Machado de Assis, Jean-Jacques Rousseau
Elisabeth II, Louis XIV, Dom João VI, Dom Pedro II, Barão de Montesquieu, Barão do Rio Branco
Bresser-Pereira

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Tribunal de Contas do Distrito Federal
 
Impostos, taxas, contribuições e indicadores  

Imposto de Renda da Pessoa Física, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza
Taxa de Vistoria e Controle Operacional dos Transportes Coletivos Urbanos do município de Fortaleza, Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento do município de Belo Horizonte

Contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Contribuição ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

índice de Gini, índice de desenvolvimento humano, índice nacional de preços ao consumidor amplo
produto interno bruto, produto nacional bruto
taxa Selic, taxa de câmbio, taxa de desemprego aberto
o imposto contabilizou

os impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana
Áreas do conhecimento, modalidades de ensino, cursos e disciplinas acadêmicas
 

filosofia, português, matemática, química
fundamentos da ciência política, linguagem literária
curso de letras, direito, antropologia, jornalismo, economia
curso de pós-graduação em ciência política

educação de jovens e adultos, educação a distância, ensino médio, graduação, mestrado, doutorado

Biomas, animais, plantas e corpos celestes

Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga
Homo sapiens, Canis lupus

o planeta Terra, órbita de Marte, a densidade de Saturno

tucano, jacaré, capivara
vitórias-régias
Homo sapiens, Canis lupus

a luz da lua, o nascer do sol, a terra dos homens

Elaboração: Ipea.