Texto

 

O texto constitui a parte da publicação na qual se desenvolve o assunto. Divide-se geralmente em capítulos ou artigos estruturados em forma de introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

 

capítulo/artigos

O capítulo é uma das divisões mais importantes nos livros, assim como o artigo nos periódicos. O conjunto de capítulos de um volume desenvolve o assunto central da obra. Os capítulos, bem como os artigos dos periódicos, sempre abrem páginas ímpares nas publicações do Ipea, e são divididos em seções, intituladas e enumeradas.

 

 

Há publicações do Ipea que, dadas suas características editoriais – tais como dimensões gráficas –, são compostas por seções, e não por capítulos.

 

 

Os artigos correspondem a colaborações a periódicos editados pelo Ipea, e constituem-se no cerne destas publicações, não existindo, necessariamente, relação temática entre os diversos artigos de um periódico.

 

 

 

agradecimentos

Nos livros e periódicos do Ipea os agradecimentos, quando presentes, normalmente figuram na primeira página do capítulo ou artigo, em nota de rodapé. Nas publicações compostas por seções, estes agradecimentos são igualmente inscritos em notas de rodapé à primeira página do texto. E no caso de agradecimentos que abrangem um livro como um todo, contudo, eles são dispostos em página em separado, entre a ficha técnica e sumário.

 

1 O autor agradece o trabalho de coleta e digitação de dados dos monitores Hugo Brasileiro, Alex Calixto, Roberta Bisaggio, Rachel Gonçalves e, em especial, a Rodrigo Pinto Moreira e Adriano Duarte da Silva, que organizaram os gráficos e as tabelas. Agradece também os comentários de Jane Souto de Oliveira e de Moema de Poli Teixeira, bem como a revisão do texto realizada por José Antônio Senna.

 

 

vínculos institucionais

As publicações do Ipea registram, em nota de rodapé da primeira página do capítulo ou similar, o vínculo do autor com o Ipea e/ou outras instituições quando da edição.

 

1 Professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP).

 

Nos vínculos institucionais, em se tratando de profissional do Ipea, emprega-se o cargo seguido da diretoria e da sigla do instituto. No caso específico de pesquisador vinculado ao Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD), utiliza-se a contração na antes de sua respectiva diretoria.

 

1 Técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea.

2 Pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea.

 

Se houver diferentes vínculos institucionais para um mesmo autor, estes devem ser separados por ponto e vírgula, acrescentando-se a conjunção e após esta pontuação antes do último vínculo.

 

1 Professora do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e coordenadora da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

 

Nos casos em que não haja vínculo vigente, registra-se a profissão/ocupação do autor.

 

Márcia Costa1

1. Geógrafa.

 

As publicações do Ipea não registram nos rodapés de vínculos institucionais informações biográficas do(s) autor(es) como titulação acadêmica e cargos anteriores. Quando isto ocorre, tal registro se dá nas notas biográficas, à parte.

 

 

introdução

A introdução inicia o texto principal. Nela tipicamente são expostos os objetivos, os métodos utilizados e os resultados do estudo, bem como outras informações contextuais que auxiliam na compreensão do texto. Deve ser um texto breve, mas suficientemente descritivo para incitar o interesse do leitor.

 

 

 

desenvolvimento

O desenvolvimento constitui a parte principal do texto, na qual se expõe de modo ordenado e pormenorizado o assunto da obra, ou seja, o conteúdo propriamente dito. Deve ser estruturado em capítulos ou artigos, e estes em seções e subseções intituladas e numeradas, atentando-se para não se abusar da quantidade de subdivisões, o que fragmenta o texto em demasia e dificulta a retenção do conteúdo pelo leitor. Separamos as subseções em até três dígitos e, se necessário, recorremos ainda ao uso do itálico.

 

 

ilustrações Seções relacionadas:
Ilustrações

São unidades autônomas de cada capítulo ou artigo. Podem apresentar informações tratadas estatisticamente, complementação visual ao texto, dados de forma organizada, entre outros elementos. Sua identificação é constituída, principalmente, por seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, título e fonte. As ilustrações devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

 

 

 

 

conclusão

A conclusão – também chamada de conclusões, à guisa de conclusão, comentários finais, recomendações etc. – conforma a parte final do texto e reúne os principais resultados do trabalho. Eventualmente, também se incluem propostas de desdobramentos para futuros estudos na área e recomendações de políticas públicas.