Plano de ação

O Plano de Ação é a ferramenta que orienta a aplicação do Programa nas organizações, Este instrumento consiste na elaboração das ações que serão desenvolvidas pela organização no âmbito do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

 

Ações do IPEA

Eixo Gestão de pessoas

Recrutamento e Seleção

1. Aperfeiçoar instrumentos de recrutamento e seleção de bolsistas, servidores/as e empregados/as terceirizados/as, mediante incentivos às inscrições de mulheres e negros nos processos seletivos e a criação de mecanismos que busquem a equidade no resultado final desses processos.

Capacitação e Treinamento

2. Promover a sensibilização da força de trabalho do Ipea (servidores/as, consultores/as, bolsistas, estagiários/as e terceirizados/as) sobre temáticas relacionadas a gênero, raça e diversidade

Ascensão Funcional e Plano de Cargos e Carreira( Salário e Remuneração)

3. Aprimorar os instrumentos para o cadastramento da força de trabalho do IPEA, visando ampliar o conhecimento do perfil da Casa em questões relevantes para a promoção da igualdade de gênero e raça.

4. Monitorar a ocupação de cargos de direção e assessoramento superior.

5. Produzir estudo de viabilidade de implantação de cotas para mulheres e negros nos cargos de direção e assessoramento superior do IPEA.

Políticas de Benefícios

6. Implantar sala multiuso para amamentação (incluindo espaço privado para coleta de leite) e acolhimento de crianças visitantes no IPEA

Programas de Saúde e Segurança.

7. Estabelecer mecanismos de parceria entre o Comitê Pró-Equidade, a Ouvidoria e a Comissão de Ética para acompanhamento conjunto dos casos que envolvam questões de gênero e raça.

8. Identificar o perfil de gênero e raça/cor trabalhadores/as afastados/as por motivo de doença

9. Criar vaga no estacionamento em frente ao Ipea para gestantes (Lei n° 5.177/ 2013 – Distrito Federal).

 

Eixo Cultura Organizacional

Mecanismos de combate às práticas de desigualdade e discriminações de gênero e raça e de combate à ocorrência de assédios moral e sexual.

10. Garantir efetividade às unidades do Ipea cujas atribuições são relevantes para o combate às discriminações de gênero e raça e à ocorrência de assédio moral e sexual.

11. Garantir a diversidade de gênero e raça em eventos ou atividades públicas realizados pelo Ipea.

Prática de capacitação na cadeia de relacionamentos da organização

12. Compartilhar conhecimentos e promover a troca de experiências desenvolvidas por organizações da cadeia de relacionamento do Ipea (empresas contratadas, instituições de pesquisa e organizações parceiras em projetos de pesquisa, órgãos da Administração direta e indireta que tenham ACT ).

Propaganda institucional interna e externa.

13. Realizar ações de comunicação sob a perspectiva de gênero e raça.

 

Documentos

Ficha de Adesão

Plano de ação

Monitoramento e avaliação das ações

Relatório final