A pesquisa e seus objetivos

 

Por solicitação da Secretaria Nacional de Políticas de Drogas, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) está realizando a pesquisa Perfil das Comunidades Terapêuticas no Brasil.


As CTs são entidades da sociedade civil que acolhem usuários problemáticos de substâncias psicoativas, com a finalidade de apoiá-los a interromperem este uso; e a se organizarem para a retomada de sua vida social.


Existem hoje mais de 1800 Comunidades Terapêuticas no Brasil, sendo que apenas 300 delas mantêm parcerias com o Governo Federal, no âmbito do programa "Crack: é possível vencer". Por meio desta parceria, a SENAD (Secretaria Nacional de Drogas) oferece apoio financeiro para que estas CTs acolham pessoas que desejam se tratar, mas não dispõem de recursos para pagar os custos do tratamento.


A pesquisa permitirá ao Governo Federal conhecer melhor o universo destas Comunidades, de modo a aperfeiçoar a política de drogas, especialmente na atenção às pessoas com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

O Ipea aplicará um questionário a cerca de 750 comunidades, em todo o território nacional. Estas Comunidades compõem uma amostra estatística ponderada, extraída do conjunto de 1800 que constam do cadastro da Senad.

Como será feita a coleta de dados

 

As Comunidades Terapêuticas que possuem boa conexão com a Internet poderão responder o questionário online. Elas receberão, por e-mail, um link que lhes dará acesso ao formulário da pesquisa. Este formulário poderá ser preenchido aos poucos, desde que o respondente salve suas respostas toda vez que decidir interromper o preenchimento. Quando tiverem completado o preenchimento, bastará salvar mais uma vez suas respostas e acionar o botão "enviar" que aparecerá em sua tela.

Aquelas Comunidades que não têm acesso à Internet receberão um questionário em papel, no seu endereço postal. Pede-se que, após respondê-lo, as Comunidades enviem seus questionários de volta ao Ipea pelo Correio, no envelope previamente selado, que receberão junto com o questionário.

Finalmente, se a Comunidade tiver uma conexão de baixa qualidade com a Internet, ela poderá respondê-lo num arquivo digital, em formato Microsoft Word, que lhe será enviado por e-mail. Tendo completado o preenchimento, deverá enviar este mesmo arquivo de volta ao Ipea, através de e-mail.

Uma equipe de Auxiliares de Pesquisa entrará em contato frequentemente com as Comunidades Terapêuticas, para esclarecer eventuais dúvidas que surgirem durante o preenchimento dos questionários.