O COROLÁRIO TRUMP E A AMÉRICA LATINA

Autores

  • Marco Cepik Professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtmv5n1art9

Resumo

Este trabalho visa a analisar as inflexões observadas na política externa dos Estados Unidos da América para a América Latina e o Caribe após as eleições de novembro de 2018 (midterm elections). O texto está dividido em três partes. Primeiro, comenta-se o resultado das eleições e algumas implicações institucionais que devem afetar o restante do mandato presidencial de Donald Trump. Na segunda parte, discute-se o conteúdo do que se pode chamar, com as devidas qualificações, de corolário Trump. Também se destacam os mecanismos de implementação da política para a região, com a marginalização da diplomacia profissional, a delegação para grupos de interesse específicos e a centralidade das agências de segurança nacional, especialmente as Forças Armadas. Na terceira parte do texto, por fim, procura-se evidenciar como o corolário Trump se manifesta na securitização dos interesses chineses na América Latina, na crise venezuelana e a questão migratória. Com a atual política externa, os Estados Unidos tendem a perder a legitimidade e a centralidade econômica e política no hemisfério.

Biografia do Autor

Marco Cepik, Professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS.

Professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS.

Publicado

2019-01-10 — Atualizado em 2020-09-24

Versões

Como Citar

Cepik, M. (2020). O COROLÁRIO TRUMP E A AMÉRICA LATINA. Revista Tempo Do Mundo, 5(1), 241-265. https://doi.org/10.38116/rtmv5n1art9 (Original work published 10º de janeiro de 2019)