UMA CASA DIVIDIDA

DONALD TRUMP E A TRANSFORMAÇÃO DA POLÍTICA AMERICANA

  • Sebastião C. Velasco e Cruz Professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Universidade Estadual Paulista – Unesp/Unicamp/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP).
Palavras-chave: Donald Trump, polarização, Partido Republicano, movimento conservador

Resumo

Tomando a exigência de articular tendências de longo prazo e determinantes conjunturais como princípio de método-chave para a análise da mudança política, este artigo passa em revista a literatura sobre a polarização política na sociedade americana e reconstitui o processo de ascensão do movimento conservador, como elementos essenciais à interpretação do fenômeno Trump. Mostra, entretanto, que o mesmo só se torna compreensível ao se integrar na análise o impacto da crise financeira de 2008, a eleição de Barack Obama – primeiro presidente negro na história dos Estados Unidos – e a consequente eclosão do Tea Party, movimento reacionário que teve forte efeito desestabilizador sobre o Partido Republicano, abrindo o caminho nele para a arrancada avassaladora do magnata nova-iorquino.

Biografia do Autor

Sebastião C. Velasco e Cruz, Professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Universidade Estadual Paulista – Unesp/Unicamp/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP).

Professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Universidade Estadual Paulista – Unesp/Unicamp/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); e vice-coordenador e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

Publicado
2019-01-10
Como Citar
Cruz, S. (2019). UMA CASA DIVIDIDA. Revista Tempo Do Mundo, 5(1), 13-44. Recuperado de http://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/137
Seção
Artigos