Sobre a Revista

A revista Tempo do Mundo foi criada em 2009 como um periódico científico quadrimestral arbitrado, indexado, de difusão e circulação nacional e internacional. Sua temática girou em torno dos temas relativos à economia, relações internacionais e desenvolvimento. Desde a primeira edição, objetivou-se que a revista se constituísse como veículo para apresentar e promover debates no âmbito internacional. Os dez primeiros números da revista foram editados em português ou inglês, com versões on-line e impressa que permitiriam ampla difusão da publicação.

Em 2013, a revista passou por transformação importante em seus objetivos, que deixaram de ter ênfase no Sul global e passaram a tratar de temas internacionais em geral. Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2015, a revista sofreu uma interrupção de suas publicações. Em 2019, foi completado o processo de institucionalização da Revista com a publicação dos Estatuto, Regimento Interno e Plano de Trabalho (https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/estatuto).

A partir de 2020, a revista Tempo do Mundo conta com novo Conselho Acadêmico Consultivo integrado por 42 membros visando a pluralidade acadêmica, temática e metodológica e a diversidade institucional, regional (todas as regiões do Brasil) e internacional (15 países). Atualmente, é publicada quadrimestralmente, com seus artigos no idioma original (inglês, português ou espanhol) e a numeração de suas edições passou a ser contínua.

A Tempo do Mundo é uma publicação trilíngue do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que tem como propósito promover debates sobre temas contemporâneos. Seu campo de atuação é o da economia e política internacionais, com abordagens multidisciplinares sobre as dimensões essenciais do desenvolvimento, incluindo as econômicas, políticas, sociais e relativas à sustentabilidade.

A revista pretende contribuir no processo do Ipea de fortalecer um espaço de diálogo acadêmico, político e de intercâmbio de ideias e conhecimentos que permita acompanhar as pesquisas de ponta, apoiando a elaboração de políticas públicas a favor do desenvolvimento do país.

A revista utiliza serviços de preservação a longo prazo onde os artigos são atualmente arquivados, como CLOCKSS/LOCKSS e PKP PN. 

Esta revista incorpora textos publicados pela Revista Tempo do Mundo, disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.