Brasília, 28/03/2024 - 07:20
Logo Ipea
 
PDF Imprimir
28/04/2010 15:23

APRESENTAÇÃO

Em um país com tamanhas desigualdades regionais como o Brasil, o Estado assume importante papel no desenvolvimento do tecido social e econômico local. Buscando entender como se manifesta a atual existência do Estado no território nacional, o Ipea apresenta a publicação Presença do Estado no Brasil: Federação, suas unidades e municipalidades.

A partir de uma série de indicadores desagregados para Brasil, regiões, unidades federativas e municípios, esse levantamento se torna um importante instrumento para os gestores públicos das diferentes esferas de governo ao pensar o planejamento, a formulação e a avaliação das políticas públicas brasileiras.

Os temas abordados contemplam as áreas de saúde, educação, cultura, assistência social, previdência social, trabalho, segurança pública, transportes e instituições financeiras públicas. Os dados referem-se ao último ano disponibilizado e tratam em sua maioria de registros administrativos coletados junto aos ministérios, às autarquias e aos institutos de pesquisa.

O texto impresso mantém-se no nível unidade da Federação (UF), mas os dados foram analisados por município. Os dados por município estão disponíveis eletronicamente no site do Ipea.

Os dados são apresentados na forma de tabelas e mapas. Em alguns casos os mapas são apresentados por município, para melhor compreensão das diferenças regionais. Esses podem ser vistos de forma interativa no site do IpeaMapas – <http://mapas.ipea.gov.br>.

 

Marcio Pochmann
Presidente do Ipea

 

 

 

Última atualização em 19/01/2012 16:47
 

Novidades
NOVIDADES

Copyright 2009 Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada