A LEI DO BEM COMO INCENTIVO À ATIVIDADE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS FIRMAS:

UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE EMPRESAS SELECIONADAS NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Fabiane Padilha da Silva Faculdades QI
  • Janaina Ruffoni PPGE - UNISINOS

Palavras-chave:

política pública de incentivo fiscal à inovação, atividade de P&D de firmas industriais, Lei do Bem.

Resumo

O estudo objetiva compreender o papel da política pública de incentivo à atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D) das firmas industriais no Brasil. Para tanto, analisa a influência da Lei no 11.196 (Lei do Bem), por meio de um estudo exploratório de múltiplos casos de firmas industriais do Rio Grande do Sul realizado em 2015. Os principais resultados foram: i) a tomada de decisão por inovar é determinada essencialmente pela dinâmica de mercado e a disponibilidade de recursos próprios das firmas, e não pela destinação de recursos públicos para esse fim; ii) o incentivo fiscal é percebido como um fator complementar, e não determinante, à manutenção de atividades de P&D já previamente rotinizadas nas firmas; iii) observou-se uma ocorrência do efeito alavancagem (additionality) a partir da fala dos entrevistados, revelando uma consonância com outros estudos a respeito da temática, tanto em âmbito nacional como internacional; e iv) para firmas que fazem uso do incentivo fiscal ao longo dos anos, o benefício desse incentivo vai além da questão pecuniária, residindo na aprendizagem e qualificação em termos de gestão da inovação. Tais resultados contribuem para reflexões a respeito dos objetivos e impactos da política pública de incentivo fiscal à atividade inovativa das firmas.

Biografia do Autor

Fabiane Padilha da Silva, Faculdades QI

Possui Mestrado em Economia pela Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) na área de Organização Industrial na Linha de Inovação e Arranjos Produtivos Locais (2015). Possui Especialização em Docência pela Faculdade QI (2011) e Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (2002). Atua na área educacional como professora desde 2006.

Janaina Ruffoni, PPGE - UNISINOS

Doutora em Política Científica e Tecnológica pelo DPCT/UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNISINOS.Tem experiência de ensino e pesquisa na UNICAMP, UFRGS e UNISINOS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Econômica da Inovação (GDIN - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8825742320581605). Pesquisadora parceira no Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica (NITEC/UFRGS - http://www.ufrgs.br/nitec). Atua principalmente nas áreas de Economia da Tecnologia e Industrial. Temas de interesse: dinâmica de inovação da firma, proximidade geográfica e transferência de conhecimento entre firmas e instituições, interação universidade-empresa e capacidade inovativa da firma.


Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

da Silva, F. P., & Ruffoni, J. (2021). A LEI DO BEM COMO INCENTIVO À ATIVIDADE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS FIRMAS:: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE EMPRESAS SELECIONADAS NO RIO GRANDE DO SUL. Planejamento E Políticas Públicas, (53). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/913

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)