O DESCONHECIMENTO DA REFORMA SANITÁRIA E DA LEGISLAÇÃO DO SUS NA PRÁTICA DO CONSELHO DE SAÚDE

Autores

  • Tânia Regina Krüger UDESC/SC

Palavras-chave:

reforma sanitária, legislação do SUS, conselho de saúde

Resumo

O processo de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a prática conselhista na área da saúde estão sofrendo com os limites do movimento de reforma sanitária. As análises desses limites acontecem a partir da fala de conselheiros municipais de saúde, que estão vivendo a responsabilidade de juntamente com o poder público implementar o SUS. Mas  não participaram de todo esse movimento de reivindicação e reconhecimento dos direitos, agora tendo a responsabilidade de implementá- los, sentem a falta dessas referências e acabam por reproduzir práticas tradicionais de nossa cultura política. Uma proposição de pedagogia política que possa ser construída no espaço dos Conselhos pode ser uma forma de preparar os diferentes segmentos sociais para participarem efetivamente desses espaços, socializarem tal proposta política e serem sustentação orgânica de tais princípios junto à sociedade.

Biografia do Autor

Tânia Regina Krüger, UDESC/SC

Assistente social e mestre em Educação e Cultura pela UDESC/SC. Professora do Curso de Serviço Social da Unioeste, campus de Toledo/PR. E-mail: tkruger@certto.com.br.

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Krüger, T. R. (2022). O DESCONHECIMENTO DA REFORMA SANITÁRIA E DA LEGISLAÇÃO DO SUS NA PRÁTICA DO CONSELHO DE SAÚDE. Planejamento E Políticas Públicas, (22). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/82