HETEROGENEIDADE DA TURMA E O APRENDIZADO ESCOLAR:

O PAPEL DAS QUALIFICAÇÕES DO PROFESSOR

Autores

  • Marcos Vinicio Wink Junior Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SUL)
  • Guilherme Stein Fundação de Economia e Estatística (FEE)

Palavras-chave:

composição da turma, qualificação dos professores, desempenho escolar

Resumo

Este artigo investiga o papel da qualidade do professor na relação entre características da turma e o nível de aprendizado dos alunos. Utilizando dados do SAEB 2011, o artigo encontra que a experiência do professor e seu nível de capital cultural têm um impacto maior no aprendizado de Português em alunos de turmas menos heterogêneas, medidas por dispersão etária dos alunos e desvio-padrão na alfabetização dos pais. Em relação ao aprendizado de matemática, as evidências mostram que a pós-graduação e a experiência do professor afetam mais positivamente alunos de turmas menos heterogêneas em relação às medidas de dispersão etária dos alunos e desvio-padrão na alfabetização dos pais, respectivamente. O artigo também propõe uma classificação para a interação entre características do professor e heterogeneidade da turma: complementares, compensatórias e neutras. Uma característica do professor é complementar à característica da turma quando professores melhores tem um impacto maior em turmas melhores. Características compensatórias são aquelas que fazem o professor de maior qualidade ter um impacto maior em turmas mais heterogêneas.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Wink Junior, M. V., & Stein, G. (2021). HETEROGENEIDADE DA TURMA E O APRENDIZADO ESCOLAR:: O PAPEL DAS QUALIFICAÇÕES DO PROFESSOR. Planejamento E Políticas Públicas, (49). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/728