AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE GASTO PÚBLICO DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE)

Autores

  • Jorge Abrahão de Castro Ipea

Palavras-chave:

FNDE, avaliação, processo de gasto público

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de gasto do (antigo) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE) ocorrido até 1997,
centrando-se no período de 1995 a 1997, e também o processo de gasto desenvolvido pelo (novo) FNDE, considerando, para tanto, o novo marco estratégico previsto para a gestão da capacidade de gasto do Ministério da Educação (MEC). O seu foco analítico privilegia, como elementos interpretativos, os aspectos políticos e institucionais presentes no processo decisório e os aspectos quantitativos dos gastos. A pergunta-chave para o desenvolvimento deste trabalho é: que papel pode desempenhar o (novo) FNDE no processo de gasto do MEC? Para responder a tal indagação, este estudo procura verificar a hipótese de que a criação desse órgão procurou eliminar os conflitos interburocráticos que existiam entre o (antigo) FNDE e a FAE e reforçar a
implementação de uma política de descentralização de recursos que reafirmasse a estratégia de
redefinição do papel do MEC. Os resultados do trabalho indicam que o novo eixo estruturador do
processo de gasto, ao procurar a desestruturação da correlação de forças regionais e locais que vinham se moldando desde o início da década de 1980, convergiu com as intenções políticas iniciais do novo governo. Para fazer que as linhas de conflito, a interação e as alianças fossem refeitas na direção pretendida, os novos dirigentes precisaram efetuar grandes alterações no processo de gasto, mediante a criação de mecanismos decisórios, bem como por meio de mudanças nos herdados da gestão anterior.

Biografia do Autor

Jorge Abrahão de Castro, Ipea

Gerente de pesquisa da Diretoria de Estudos Socias do Ipea

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Castro, J. A. de. (2022). AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE GASTO PÚBLICO DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Planejamento E Políticas Públicas, (24). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/70