UMA ANÁLISE DO DESEMPREGO SEVERO NAS REGIÕES SUL E SUDESTE DO BRASIL EM 2013

Autores

  • Elano Ferreira Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Barboza Guimarães Universidade Federal do Ceará
  • Ivan Castelar Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Desemprego, Probit, Sul e Sudeste

Resumo

Este artigo utiliza dados da PNAD 2013 juntamente com a aplicação de um modelo Probit com o intuito de investigar os determinantes da permanência no desemprego por mais de um ano nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os resultados mostram uma menor chance de permanência no desemprego para indivíduos do sexo masculino, os chefes de família, os que se declararam negros, os mais jovens e aqueles com ensino superior completo ou em andamento. Os cenários probabilísticos mostram que o indivíduo com menor chance de permanecer no desemprego por mais de um ano é um homem, chefe de família, entre 36 e 45 anos e com nível superior completo ou em andamento, com apenas 0,8% de chance. Por outro lado, o que possui maior probabilidade é mulher, entre 46 e 65 anos, analfabeta e não chefe, com 25% de probabilidade.

Biografia do Autor

Elano Ferreira Arruda, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia, Professor do Departamento de Economia Aplicada e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará.

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia, Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará.

Ivan Castelar, Universidade Federal do Ceará

Ph.D. em Economia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Arruda, E. F., Guimarães, D. B., & Castelar, I. (2021). UMA ANÁLISE DO DESEMPREGO SEVERO NAS REGIÕES SUL E SUDESTE DO BRASIL EM 2013. Planejamento E Políticas Públicas, (48). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/598

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)