COMPONENTE SAZONAL DAS TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS:

MODELO PARA AJUSTAMENTO E PREVISÃO

Autores

  • Hilton Manoel Dias Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/GV
  • Suzana Quinet de Andrade Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGE/UFJF
  • Wilson Luiz Rotatori Corrêa Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGE/UFJF

Palavras-chave:

transferências constitucionais, sazonalidade, previsão

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar modelos para ajustamento e previsão que expliquem a evolução do Fundo de Participação dos Estados e Distrito Federal (FPE), captando e analisando seu componente sazonal, dada a importância do caráter cíclico para questões de orçamento público. Para tanto, é utilizada uma série mensal de janeiro de 1994 a dezembro de 2014 do estado de Minas Gerais/Brasil. A partir dos resultados do teste de raiz unitária sazonal, aplica-se o modelo do tipo Sarima para caracterização do melhor mecanismo gerador dos dados. A compreensão do comportamento da série do FPE torna-se importante na medida em que a análise dos seus componentes amplia as informações sobre a presença de choques sazonais de caráter permanente, os quais comprometem a capacidade de previsão do FPE e, consequentemente, o planejamento financeiro dos estados brasileiros.

Biografia do Autor

Hilton Manoel Dias Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/GV

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV; Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF. Atuou como coordenador de projetos para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES/MG apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Atualmente é Professor de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus GV. Interessado em Desenvolvimento Regional, Instituições, Economia Mineira e Políticas Públicas.

Suzana Quinet de Andrade Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGE/UFJF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economiada Saúde, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora.

Wilson Luiz Rotatori Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGE/UFJF

Wilson Luiz Rotatori Corrêa é graduado em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, concluiu o mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998. É PhD in Economics pela University of Southampton (2007) e atualmente é Professor Adjunto IV da UFJF e professor do curso de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF (PPGEA-UFJF). Suas principais áreas de interesse são Macroeconomia Aberta (Finanças Internacionais) e Política Monetária e Dinâmica Inflacionária no Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-05

Como Citar

Ribeiro, H. M. D., Bastos, S. Q. de A., & Corrêa, W. L. R. (2022). COMPONENTE SAZONAL DAS TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS:: MODELO PARA AJUSTAMENTO E PREVISÃO. Planejamento E Políticas Públicas, (46). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/536

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)