O IMPACTO ECONÔMICO DOS DESASTRES NATURAIS:

O CASO DAS CHUVAS DE 2008 EM SANTA CATARINA

Autores

  • Felipe Garcia Ribeiro PPGOM-UFPel
  • Guilherme Stein EESP-FGV
  • André Carraro UFPel-PPGOM
  • Pedro Lutz Ramos UFRGS e Sicredi

Palavras-chave:

desastres naturais, custo econômico, controle sintético

Resumo

Este estudo investiga o custo econômico do excesso de chuvas ocorrido em Santa Catarina entre os meses de novembro a dezembro de 2008. Utiliza-se o controle sintético para medir o impacto das chuvas na produção industrial do estado. Os resultados apontam que até o final de 2010, a produção industrial mensal foi 5,13% menor do que seria caso as chuvas não tivessem ocorrido.

Biografia do Autor

Felipe Garcia Ribeiro, PPGOM-UFPel

Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Atualmente é professor Adjunto I do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (DECON-UFPel) e Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM-UFPel). Atua na área de Microeconomia Aplicada.

Guilherme Stein, EESP-FGV

Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Atualmente é doutorando em Economia pela mesma instituição. Atua na área de Teoria Econômica Aplicada.

André Carraro, UFPel-PPGOM

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto IV do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (DECON-UFPel) e Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM-UFPel). Atua na área de Desenvolvimento Econômico. 

Pedro Lutz Ramos, UFRGS e Sicredi

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutorando em Economia pela mesma instituição e é Economista do Banco Sicredi. Atua na área de Métodos Quantitativos em Economia.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Como Citar

Ribeiro, F. G., Stein, G., Carraro, A., & Ramos, P. L. (2022). O IMPACTO ECONÔMICO DOS DESASTRES NATURAIS:: O CASO DAS CHUVAS DE 2008 EM SANTA CATARINA. Planejamento E Políticas Públicas, (43). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/470

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)