PROPOSTAS DE DINAMIZAÇÃO DO AMBIENTE ECONÔMICO MUNICIPAL A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS:

UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Bruno Brandão Fischer Departamento de Política Científica e Tecnológica/UNICAMP

Palavras-chave:

geografia econômica, atração de investimentos, infraestrutura, planejamento municipal.

Resumo

A atração de investimentos produtivos tende a promover efeitos multiplicadores de longo prazo sobre o crescimento econômico, a produtividade agregada e a capacidade inovadora, além de retroalimentar a dinâmica de atração de novas empresas. A competitividade de atração de empresas tem o potencial de gerar ganhos sistêmicos para economias locais, sendo de especial interesse para regiões economicamente periféricas. Esta pesquisa busca analisar por meio de modelos regressivos (MQO) os determinantes de alocação de investimentos no estado de São Paulo com base em três dimensões influentes: magnitude econômica do mercado, ambiente institucional e infraestrutura pública. Os resultados apontam para a relevância da construção de infraestruturas sociais e econômicas no processo de atração de empresas, bem como o comprometimento do poder público com a construção de um ambiente institucional voltado para o planejamento de longo prazo. São também apresentadas diferenças entre a dinâmica de atração para os setores industrial e de serviços.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Brandão Fischer, B. (2022). PROPOSTAS DE DINAMIZAÇÃO DO AMBIENTE ECONÔMICO MUNICIPAL A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS:: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO. Planejamento E Políticas Públicas, (44). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/462