EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO:

LIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

Autores

  • Breno Ramos Sampaio UFPE
  • Oswaldo Lima Neto UFPE
  • Yony Sampaio UFPE

Palavras-chave:

eficiência, gestão, transporte público, planejamento institucional

Resumo

O sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife está vivenciando processo de reestruturação. Uma análise de eficiência foi feita para selecionar sistemas eficientes e obter indicações que auxiliem esse processo. Os sistemas caracterizam-se por estruturas institucionais e tarifárias distintas, tendo os eficientes partição de poder do órgão gestor bastante democrática entre componentes e sistema tarifário com múltiplas opções. Entre as lições verificadas neste artigo, é sugerido que o sistema adote estrutura que tenha partição de poder distribuída, com participação dos diferentes níveis de governo e de órgãos representativos da sociedade, e que tenha estrutura tarifária flexível, atendendo às necessidades de deslocamentos.

Biografia do Autor

Breno Ramos Sampaio, UFPE

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Oswaldo Lima Neto, UFPE

Professor do Departamento de Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor pela Aachen (Alemanha).

Yony Sampaio, UFPE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (Pimes/UFPE), Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Sampaio, B. R., Lima Neto, O., & Sampaio, Y. (2022). EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO:: LIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL. Planejamento E Políticas Públicas, (29). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/45