DIMENSÕES E QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES EM ÁREAS DE CTEM NO BRASIL ENTRE 2000 E 2013

Autores

  • Paulo A. Meyer M. Nascimento Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea
  • Divonzir Arthur Gusso Instituto de Pesqusia Econômica Aplicada - Ipea

Palavras-chave:

ensino superior, engenharias, Enade., CTEM

Resumo

Este artigo analisa a evolução da formação superior em ciências, tecnologia, engenharias e matemática (CTEM) no Brasil entre 2000 e 2013, considerando os cursos presenciais das grandes áreas ciências, matemática e computação e engenharia, produção e construção. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior (IES) – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusão de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de nível superior em CTEM no Brasil encontra-se concentrada em cursos e em instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico.

Biografia do Autor

Paulo A. Meyer M. Nascimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), é Mestre em Economia da Educação pela Universidade de Londres e possui graduação em Economia (UFBA e Middlesex University) e Direito (UCSal). Tem experiência docente e de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas, tendo exercido cargos no Governo do Estado da Bahia nas áreas de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente desenvolve, em parceria com outros colegas do Ipea, uma série de estudos sobre mercado de trabalho, estruturas de emprego e educação. Estuda, adicionalmente, a produção científica do Brasil.

Divonzir Arthur Gusso, Instituto de Pesqusia Econômica Aplicada - Ipea

Bacharel em Direito e em Economia (Universidade Federal do Paraná - UFPR); pós-graduação em Desenvolvimento Econômico (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL, Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social – ILPES). Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ex-diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP/MEC). Atualmente desenvolve, em parceria com outros colegas do Ipea, uma série de estudos sobre mercado de trabalho, estruturas de emprego e educação.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Nascimento, P. A. M. M., & Gusso, D. A. (2022). DIMENSÕES E QUALIDADE DOS CURSOS SUPERIORES EM ÁREAS DE CTEM NO BRASIL ENTRE 2000 E 2013. Planejamento E Políticas Públicas, (44). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/434