ASSOCIAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE COM RENDIMENTO E EMPREGO:

MINAS GERAIS (2009 E 2011)

Autores

  • Bárbara Avelar Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

ensino profissionalizante, empregabilidade, variação salarial, Minas Gerais

Resumo

Este trabalho analisa a relação entre o ensino profissionalizante e o aproveitamento do primeiro dividendo demográfico em Minas Gerais. A hipótese é que aqueles que cursaram o ensino profissionalizante têm mais chances de empregar-se e maiores rendimentos salariais. Desta forma, a capacitação profissional seria um bom investimento para um maior desenvolvimento econômico e social do estado, promovendo o aproveitamento da favorável situação demográfica vivenciada. Foram utilizados os dados da Pesquisa por Amostragem de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG) de 2009 e 2011, desenvolvida pela Fundação João Pinheiro (FJP). Na análise da empregabilidade foram estimados modelos logísticos, e para a avaliação da renda foram estimados modelos de mínimos quadrados ordinários (MQO). Diante dos resultados, é possível notar que aqueles que cursam o ensino profissionalizante têm mais chances de entrada no mercado de trabalho e um rendimento salarial mais alto, mantendo-se tudo mais constante.

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Publicado

2022-01-10

Como Citar

Gontijo, B. A., & de Lima Amaral, E. F. (2022). ASSOCIAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE COM RENDIMENTO E EMPREGO:: MINAS GERAIS (2009 E 2011). Planejamento E Políticas Públicas, (44). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/433