UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NOS GASTOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL PARA OS MUNICÍPIOS PAULISTAS

Autores

  • Ana Carolina Zoghbi EAESP/FGV
  • Enlinson Mattos Mattos EESP/CEPESP
  • Fabiana Rocha Rocha Rocha FEA/USP
  • Paulo Arvate Arvate CEPESP

Palavras-chave:

Gastos em Educação, Desempenho, Eficiência

Resumo

O objetivo deste artigo foi avaliar a eficiência relativa dos municípios paulistas no que diz respeito aos gastos em educação fundamental em 2005. Para tanto, foram utilizados alguns índices e indicadores de resultados em uma análise de fronteira eficiente. Procurou-se, ainda, relacionar os escores de eficiência com o PIB per capita, o tamanho da população e o partido político no poder nos municípios. Além disso, analisou-se a relação entre municipalização e eficiência. Observou-se que para alguns municípios o desperdício é extremamente elevado. A principal contribuição do trabalho refere-se à criação de indicadores de eficiência na educação, reforçando a necessidade de accountability.

Biografia do Autor

Ana Carolina Zoghbi, EAESP/FGV

Pesquisadora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) e do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP)

Enlinson Mattos Mattos, EESP/CEPESP

Professor associado da Escola de Economia de São Paulo (EESP) e do CEPESP

Fabiana Rocha Rocha Rocha, FEA/USP

Professora titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Paulo Arvate Arvate, CEPESP

Professor associado da EAESP e do CEPESP

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Zoghbi, A. C., Mattos, E. M., Rocha, F. R. R., & Arvate, P. A. (2022). UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NOS GASTOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL PARA OS MUNICÍPIOS PAULISTAS. Planejamento E Políticas Públicas, (36). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/221