A IMPLANTAÇÃO DE INSTRUMENTOS ESTATÍSTICOS RELACIONADOS AO TRABALHO NOS PAÍSES DITOS SEMIDESENVOLVIDOS

O CASO DO BRASIL

Autores

  • Helena Sumiko Hirata GEDISST/IRESCO/CNRS.
  • Mario Sérgio Salerno Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Resumo

Este texto apresenta alguns resultados e limites das pesquisas qualitativas realizadas sobre a área do trabalho no Brasil, destaca as instituições voltadas para estudos quantitativos acerca do emprego e do mercado de trabalho, e aponta as possibilidades e perspectivas dos projetos em andamento no país acerca das condições e da organização do trabalho.

Este artigo foi objeto de tradução por parte de André Gil Teixeira Pires, revisada por Ana Lúcia Menescal. Nota do tradutor: Este texto foi apresentado no seminário sobre o uso de métodos estatísticos nos estudos relacionados ao tema trabalho — Paris, MRE, 19 de janeiro de 1994/DARES/Ministério do Trabalho da França. O termo utilizado no original, em francês semi-developpés, na verdade equivale a “em desenvolvimento”, porém foi mantida a tradução literal, em função de diferentes conotações.

Biografia do Autor

Helena Sumiko Hirata, GEDISST/IRESCO/CNRS.

GEDISST/IRESCO/CNRS.

Mario Sérgio Salerno, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Hirata, H. S., & Salerno, M. S. (2022). A IMPLANTAÇÃO DE INSTRUMENTOS ESTATÍSTICOS RELACIONADOS AO TRABALHO NOS PAÍSES DITOS SEMIDESENVOLVIDOS: O CASO DO BRASIL. Planejamento E Políticas Públicas, (12). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/147