SISTEMAS MUNICIPAIS DE GOVERNO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

Autores

  • Paulo Pereira de Gusmão FEEMA

Palavras-chave:

sistemas municipais, desenvolvimento sustentável, semi-árido

Resumo

O presente artigo sintetiza a avaliação, realizada pelo Projeto ÁRIDAS, das possibilidades dos municípios do Semi-Árido nordestino arcarem com novas responsabilidades resultantes do processo de descentralização/municipalização, notadamente no que diz respeito à promoção do desenvolvimento em nível local. Os objetos centrais da análise foram: (i) a capacidade gerencial, técnica e financeira dos municípios selecionados; e (ii) algumas iniciativas bem-sucedidas de desenvolvimento. O objetivo do estudo é subsidiar a definição de um novo modelo de gestão local como precondição do desenvolvimento sustentável. Tratamos aqui de sumariar a fundamentação teórica do estudo, a metodologia empregada para a seleção dos municípios pesquisados e uma síntese dos resultados das análises.

Biografia do Autor

Paulo Pereira de Gusmão, FEEMA

Diretor do Departamento de Planejamento Ambiental da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) — Rio de Janeiro.  

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Gusmão, P. P. de. (2022). SISTEMAS MUNICIPAIS DE GOVERNO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO. Planejamento E Políticas Públicas, (14). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/131