DESCENTRALIZAÇÃO DO FINANCIAMENTO E GESTÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO BRASIL

A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE — RETROSPECTIVA 1990/1995

Autores

  • Patrícia T. R. Lucchese cgas/daps

Palavras-chave:

descentralização, financiamento, SUS, gestão da saúde

Resumo

Este artigo analisa a estratégia de descentralização da assistência ambulatorial e hospitalar, adotada pelo Ministério da Saúde na condução do processo de implementação do Sistema Único de Saúde (sus) nos anos 90, em especial no período 1993/1995.1 Para tanto, discorre sobre as principais inovações constitutivas do projeto de reforma setorial consagrado na constituição federal de 1988, e sua implantação no que diz respeito ao financiamento e gestão da assistência à saúde. Por fim, faz uma apreciação das iniciativas desenvolvidas em 1995 para o fortalecimento da capacidade de gestão pública do sis-tema de saúde nas três esferas de governo, e apresenta as perspectivas de trabalho para 1996, além de alguns dos principais desafios a superar.

Biografia do Autor

Patrícia T. R. Lucchese, cgas/daps

Pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, cedida ao Ministério da Saú-de/Secretaria de Assistência à Saúde desde 1993; coordenadora geral de Desenvolvimento e Avaliação de Serviços de Saúde do Departamento de Assistência e Promoção à Saúde (cgas/daps), a partir de março de 1995.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Lucchese, P. T. R. (2022). DESCENTRALIZAÇÃO DO FINANCIAMENTO E GESTÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO BRASIL: A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE — RETROSPECTIVA 1990/1995. Planejamento E Políticas Públicas, (14). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/130