DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS DE MERCADO NAS ECONOMIAS PÓS-SOVIÉTICAS

Autores

  • Isaias Coelho UnB

Palavras-chave:

mecanismos de mercado , economias pós-soviéticas

Resumo

O artigo passa em revista a formação de mecanismos de mercado nos quinze países que resultaram do colapso da União Soviética em 1991. As instituições da economia planificada da URSS são brevemente descritas, e o progresso já feito na introdução de instituições e políticas orientadas para uma economia de mercado é revisto. A análise compreende as áreas de gestão econômica e empresarial; políticas bancárias e creditícias; introdução de novos padrões monetários, comércio exterior, agricultura e recursos naturais; o processo de privatização e a estrutura jurídica. O artigo conclui que o processo de transição está exigindo mais tempo e é muito mais doloroso que o esperado pela população. No entanto, as novas instituições começam a funcionar razoavelmente bem e os primeiros sinais de recuperação econômica começam a aparecer.

Biografia do Autor

Isaias Coelho, UnB

 Do Departamento de Economia, Universidade de Brasilia (UnB). De 1990 a 1995, o autor, como economista sênior do Fundo Monetário Internacional, participou de estudos e assessoramento a economias em transição,especialmente aos governos da URSS e várias repúblicas pós-soviéticas.

Downloads

Publicado

2022-09-16

Como Citar

Coelho, I. (2022). DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS DE MERCADO NAS ECONOMIAS PÓS-SOVIÉTICAS. Planejamento E Políticas Públicas, (15). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/122