GASTO PÚBLICO E CRESCIMENTO ECONÔMICO:

TESTANDO A HIPÓTESE DA LEI DE WAGNER À ECONOMIA BRASILEIRA (1996-2016)

Autores

  • Reisoli Bender Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

gasto público, Lei de Wagner, economia brasileira.

Resumo

Foi examinada a relação entre o gasto público e o crescimento econômico na economia brasileira nas últimas duas décadas (1996-2016), as quais foram marcadas por constantes rupturas políticoeconômicas, de origem tanto interna como externa. À dinâmica desta relação, teoricamente interpretada como Lei de Wagner, encontram-se vinculadas diversas formulações, sendo aqui tratadas três delas: Peacock e Wiseman (1961), Gupta (1967) e Goffman (1968). Os resultados de tais formulações não permitem ratificar a hipótese proposta pela Lei de Wagner, apesar da evidente expansão dos gastos públicos nas décadas recentes, resultado que sugere que a parcela do gasto público na renda se manteve no longo prazo. De outro modo, no curto prazo, a elasticidade do gasto público indica que mudanças transitórias incrementaram o tamanho das despesas governamentais em relação ao crescimento da renda agregada, condicionando com isso a dinâmica dos gastos públicos.

Biografia do Autor

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Bender Filho, R. (2021). GASTO PÚBLICO E CRESCIMENTO ECONÔMICO:: TESTANDO A HIPÓTESE DA LEI DE WAGNER À ECONOMIA BRASILEIRA (1996-2016). Planejamento E Políticas Públicas, (53). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/1027