AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO NO CONTROLE DA TUBERCULOSE EM PERNAMBUCO

Autores

  • Anabelle Bezerra Ferreira Secretaria Estadual de Saúde (SES- PE)
  • Roberta de Moraes Rocha UFPE-CAA
  • Rodrigo Gomes de Arruda Faculdade Nova Roma

Palavras-chave:

tuberculose, tratamento diretamente observado, avaliação de impacto.

Resumo

A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas no mundo, e até os dias atuais segue sendo considerada um sério problema para a saúde pública global. O tratamento diretamente observado (TDO) caracteriza-se como elemento-chave no fortalecimento da adesão ao tratamento da tuberculose e na prevenção do aparecimento de cepas resistentes aos medicamentos, uma vez que ainda existem taxas de cura inferiores à meta preconizada e um número ainda elevado de abandono do tratamento. Para tanto, esta pesquisa faz uma avaliação do impacto do TDO no controle da tuberculose no estado de Pernambuco, com base nos dados das fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), para o período de 2005 a 2014. O método utilizado é o matching (pareamento) via propensity score (escore de propensão). Os resultados obtidos indicaram que os indivíduos submetidos ao TDO têm, em média, 23% de chances a mais de cura do que os que não são submetidos a esse tratamento, o que sugere que esta é uma importante ação para o combate e o controle da doença.

Biografia do Autor

Anabelle Bezerra Ferreira, Secretaria Estadual de Saúde (SES- PE)

Graduada em Biomedicina pela UFPE, mestre em Gestão e Economia da Saúde  pela UFPE e pós-graduada (Lato sensu) em Gestão de Sistemas e Serviços em Saúde pela CPqAM/Fiocruz. Atualmente trabalha como assessora técnica do Programa de enfrentamento às Doenças negligenciadas (SANAR) na Secretaria Estadual de Saúde (SES- PE). Tem experiência na área de Vigilância em saúde, atuando principalmente nos seguintes agravos: Tuberculose, Hanseníase, Esquistossomose, Geohelmintíases, Doença de Chagas e Tracoma.

Roberta de Moraes Rocha, UFPE-CAA

CURSO ECONOMIA

NUCLEO DE GESTÃO

ECONOMIA REGIONAL, URBANA, SAUDE

Rodrigo Gomes de Arruda, Faculdade Nova Roma

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) da UFPE. Atualmente, é professor, coordenador do Núcleo de Pesquisa e presidente da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Nova Roma. Além disso, atua como diretor consultivo do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas Aplicada a Educação Financeira da ONG Poupa Mais Brasil e integra o Núcleo de Pesquisa Integrada em Assistência Farmacêutica de Pernambuco (NUPIAF-PE). Tem experiência em estudos em Econometria Aplicada e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nas seguintes áreas: Economia Regional e Urbana, Economia da Educação, Economia da Saúde, Pobreza e Distribuição de Renda e Bem Estar.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Ferreira, A. B., Rocha, R. de M., & de Arruda, R. G. (2021). AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO NO CONTROLE DA TUBERCULOSE EM PERNAMBUCO. Planejamento E Políticas Públicas, (53). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/1014