Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP) é um espaço plural, que reflete o esforço de muitos estudiosos na busca de compartilhar suas produções intelectuais e apresentar propostas que impactem na melhoria das condições de vida no nosso país. O objetivo da revista é o promover o debate nas áreas do planejamento governamental e das políticas públicas visando o desenvolvimento econômico e social.

A Revista PPP publica artigos científicos inéditos que abordem temas de abrangência nacional e façam alguma contribuição original do ponto de vista teórico ou empírico sobre questões relacionadas à economia do setor público com ênfase na moderna teoria econômica e métodos de análise quantitativa visando à avaliação, implementação, proposição e sugestão de políticas públicas e programas sociais.

Entende-se por artigo científico o manuscrito que reporta os resultados de uma pesquisa teórica ou empírica e se estrutura contendo, no mínimo, uma introdução, que identifica tema, problema, objeto e objetivos; revisão da literatura; recorte metodológico, descrevendo técnicas de coleta e análise, fontes de dados e procedimentos de pesquisa; discussão de resultados ou achados; e uma conclusão.

Entende-se como inédito o artigo que não tenha sido publicado anteriormente em outra revista, livro ou coletânea, quer no Brasil ou no exterior. Considera-se ainda como inédito o manuscrito baseado em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou previamente disseminado como Texto para Discussão, Working Paper ou similar.

A Revista PPP pode promover chamadas temáticas em temas relevantes, que serão definidos pelo corpo editorial.

A Revista PPP é um periódico de acesso livre e gratuito e não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos.

Em janeiro de 2020, a Revista PPP adotou a licença Creative Commons Internacional 4.0 do tipo CC-BY-ND.

Prêmio de Excelência em Pesquisa Roberto Campos

Autores de artigos publicados na Revista Planejamento e Políticas Públicas poderão concorrer ao prêmio. Lançado em 2018, a premiação tem como objetivo incentivar a produção e o debate científico sobre o planejamento governamental e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico social e sustentável do país.

A premiação será concedida aos dois melhores artigos publicados no número do ano anterior ao prêmio, no valor de R$ 8 mil para o 1º lugar e R$ 5 mil para o 2º lugar. 

Não poderão concorrer ao Prêmio os artigos cujos autores mantém vínculo com o Ipea.

Edital do Prêmio

Classificação Qualis - CAPES

  • B1 - Economia; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Ciência Política e Relações Internacionais

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos passam por um processo de avaliação double-blind acompanhada de dois pareceres técnicos, isto é, cada artigo é avaliado por ao menos dois pareceristas com título mínimo de Mestre, pelo sistema de avaliação às cegas. Os artigos podem ainda ser avaliados por um terceiro parecerista em caso de discrepância na avaliação. O processo de avaliação pode resultar na recusa ou no aceite do manuscrito, com ou sem a necessidade de revisão do mesmo. O resultado das avaliações realizadas pelos pareceristas será comunicado preferencialmente pelo sistema OJS ao(s) autor(es). 

São aceitos artigos em português, inglês e espanhol como idioma principal.

A simples submissão de um manuscrito à PPP não implica a publicação do mesmo. Todas as contribuições serão encaminhadas para a pré-avaliação pelo corpo de editores, visando verificar o enquadramento na linha editorial da PPP e a aderência aos critérios básicos de forma, qualidade e originalidade da revista. O aceite ou a recusa do manuscrito pelos editores será comunicado(a) preferencialmente pelo sistema OJS ao(s) autor(es). 

Ressalte-se que os manuscritos submetidos à PPP são verificados quanto à originalidade e à existência de plágio antes de passar pela avaliação pelos pares. Os manuscritos submetidos serão considerados definitivos e, caso aceitos para publicação, passarão por revisão ortográfica e gramatical, normalização bibliográfica, tratamento de imagens e diagramação, e as provas serão submetidas à apreciação e aprovação do(s) autor(es).

Periodicidade

  • Revista semestral publicada no formato impresso até junho de 1995.
  • Revista semestral publicada no formato impresso e eletrônico de dezembro de 1995 a dezembro de 2018.
  • Revista semestral publicada somente no formato eletrônico a partir de 2019.
  • Em 2020, a Revista PPP se tornou uma revista trimestral.

Polí­tica de Acesso Livre

A Revista PPP oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo as políticas da licença tipo CC-BY-ND 4.0, que permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído ao autor.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais

Os autores podem depositar as versões pós-prints (após a publicação) dos seus artigos publicados na PPP em repositórios institucionais ou páginas pessoais. Quanto às versões pré-prints (antes da publicação ou avaliação por pares), baseadas em trabalho apresentado em evento científico, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou previamente disseminadas como Texto para Discussão, Working Paper ou similar também podem ser arquivadas em repositórios específicos ligados à atividade de origem (Via verde).

Histórico da Revista

A Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP) é editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1989. O objetivo principal do periódico é promover o debate e a circulação de conhecimento em planejamento e políticas públicas, representando de fato o esforço do Instituto no sentido de disseminar pesquisas, avaliações e proposições nestes campos. Seu comitê editorial é composto por pesquisadores de reconhecida competência em suas respectivas áreas.

Editora

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea