O conhecimento só tem sentido se for efetivamente disseminado

O conhecimento só tem sentido se for efetivamente disseminado

Em aula magna, o presidente do Ipea, Jessé Souza, inaugurou a segunda turma do mestrado profissional do Ipea em parceria com a Enap

Com uma aula sobre o Patrimonialismo e as Origens do Estado Brasileiro, Jessé Souza, presidente do Ipea, inaugurou a segunda turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento, uma parceria entre o instituto e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). No evento, realizado nesta segunda-feira, 28/03, na Enap, Jessé destacou a importância da incorporação do conhecimento de vanguarda que será transmitido durante todo o curso. "Conhecimento só tem sentido se for efetivamente disseminado". Também participaram da solenidade o ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, o presidente da Enap, Gleisson Rubin, e o secretário Executivo do MP, Francisco Gaetani.

Em uma apresentação sobre os pilares da Administração Pública, Simão defendeu a necessidade de constante investimento na profissionalização dos servidores. "Precisamos investir na formação de lideranças que possam ser transformadoras, inspirando todo o conjunto de servidores para uma postura voltada à melhoria do serviço público", pontuou.

Para o presidente da Enap, Gleisson Rubin, os avanços das tecnologias de informação e comunicação auxiliaram muito o processo de aprendizagem – o evento ocorreu no lançamento do espaço Nexus, projetado com as soluções mais avançadas para aprendizagem. "Juntar as capacidades dos dois órgãos nos permite oferecer um curso de muita qualidade", destacou Rubin a respeito da parceria entre Ipea e Enap.

Desde julho de 2015

Os participantes são 40 servidores de 20 órgãos diferentes e 19 carreiras distintas. Pela primeira vez, a Enap fornece pós-graduação "stricto sensu". Ementas foram revistas e novas disciplinas incluídas. Construído pelas duas instituições desde julho de 2015, o mestrado profissional tem como objetivo capacitar gestores e técnicos da Administração Pública Federal para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento. O curso não tem ônus para os alunos.

Idealizado e proposto pelo Ipea, ele foi aprovado Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal da Educação Superior (Capes) em 2013. A primeira turma foi lançada em 2014.

Vídeos

Confira a matéria com Jessé Souza e o presidente da Enap, Gelisson Rubin

Assista à íntegra da aula magna