Ipea divulga nova edição do Boletim Mercado de Trabalho

Ipea divulga nova edição do Boletim Mercado de Trabalho

Publicação, que será lançada no dia 10 de maio, traça um panorama do mercado de trabalho brasileiro em 2015


O Ipea divulga na próxima terça-feira, 10 de maio, às 15h, a 60ª edição do Boletim Mercado de Trabalho (BMT). Celebrando os 20 anos da publicação, a nova edição traz um panorama do mercado de trabalho brasileiro em 2015, com base, principalmente, nos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad-C/IBGE), no contexto de seu desempenho nos últimos anos. Complementarmente, foram utilizadas as informações da Pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

O Boletim também traz, na seção Políticas em Foco, os principais resultados de um estudo sobre os possíveis efeitos da nova legislação sobre as condições de trabalho das empregadas domésticas, levando em consideração a ampliação dos direitos dessas trabalhadoras por meio da Emenda Constitucional n° 72 (de 2 de abril de 2013). Além disso, busca identificar em que medida essa emenda afetou a probabilidade de uma mulher tornar-se empregada doméstica, entre outros efeitos sobre a posição laboral do trabalho doméstico.

Por fim, na seção Economia Solidária e Políticas Públicas, é feita uma análise acerca das finanças solidárias, com base em bancos comunitários de desenvolvimento, explorando os dados do diagnóstico no Nordeste do país.

A publicação será apresentada na sede do Instituto, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bl. J, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso), com as participações do diretor substituto de Políticas Sociais do Ipea, José Aparecido Carlos Ribeiro, e do coordenador de Trabalho e Renda, Carlos Henrique Leite Corseuil, além do ex-editor assistente do BMT Luiz Eduardo Parreiras.

Acesse o Boletim Mercado de Trabalho nº 60