Nota Técnica analisa indicadores de educação e homicídios

Nota Técnica analisa indicadores de educação e homicídios

Pesquisa tem como foco as escolas, os bairros e os municípios que são alvo do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios

Nesta quarta-feira, dia 11, às 10h, a Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea lança a Nota Técnica Indicadores Multidimensionais de Educação e Homicídios nos Territórios Focalizados pelo Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. O trabalho faz um mapeamento das condições educacionais nas escolas e nos bairros onde se observaram homicídios em 2014, dentre os 81 municípios que são o foco do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios (PNRH).

Um dos objetivos da Nota Técnica é, por meio do mapeamento, orientar a articulação e o planejamento de ações educacionais preventivas que evitem homicídios. Os indicadores produzidos mensuram 10 dimensões da qualidade da escola, do corpo docente e do desempenho dos alunos. Ao cruzar essas informações com os dados de homicídio para cada bairro dos 81 municípios, a pesquisa identifica as condições educacionais em cada escola nas áreas mais violentas.

A Nota Técnica contou com a colaboração da Secretaria Executiva e da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ela será apresentada no auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça, em Brasília, pela equipe do Ipea que elaborou o documento.

Confira a Nota Técnica Indicadores Multidimensionais de Educação e Homicídios nos Territórios Focalizados pelo Pacto Nacional pela Redução de Homicídios