Ipea abre seleção para mestrado em políticas públicas

Ipea abre seleção para mestrado em políticas públicas

Organizado em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o mestrado profissional oferece 30 vagas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira, 27, o edital do primeiro processo seletivo para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Organizado em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), o curso oferece 30 vagas e tem como público-alvo “gestores e técnicos do setor público federal que atuam na formulação, gestão, implementação, avaliação, controle e regulação de políticas públicas”.

O curso pretende oferecer elementos necessários à formação de gestores públicos fornecendo, de um lado, instrumental analítico rigoroso, crítico e amplo o suficiente para captar a complexidade do fenômeno do desenvolvimento e, de outro, uma aproximação entre a formação acadêmica e a institucionalidade e modo de funcionamento das políticas públicas.

Com quatro módulos – formação básica (com quatro disciplinas); formação complementar (política econômica ou política pública e desenvolvimento); estudos específicos; e elaboração de dissertação –, a grade curricular do mestrado prevê uma duração de 704 horas, a serem cursadas em dois anos, no período noturno, na ESAF (Brasília/DF).

As inscrições para a seleção deverão ser efetuadas até o dia 27 de março de 2014, por meio de formulário disponível na página da ESAF. No processo de seleção para o mestrado, serão avaliados a proposta preliminar de pesquisa do candidato; o Curriculum Vitae e um memorial dissertativo sobre o percurso acadêmico/profissional. Os interessados também passarão por entrevistas, a serem realizadas nos dias 01 e 02 de abril de 2014. O resultado será divulgado, provavelmente, no dia 03 de abril de 2014.

Acesse o site do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento