Semana de Combate à Corrupção - AGU propõe 303 ações durante a Semana de Combate à Corrupção na 5ª Região

Data da publicação: 02/10/2009

A Advocacia-Geral da União (AGU) na 5ª Região propôs 303 ações durante a II Semana de Combate à Corrupção. O evento contou com a participação das Procuradorias da União de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Foram ajuizados 205 processos para cobrar valores de agentes públicos condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), 42 de improbidade administrativa, 34 de ressarcimento e 15 ações civis públicas. O objetivo é a recuperação de quase R$ 40 milhões para os cofres da União.

A finalidade da Semana de Combate à Corrupção é mostrar à sociedade que instituições como a AGU estão preocupadas e atentas às manobras que possam prejudicar a União e, conseqüentemente, a sociedade.

Ainda foram protocoladas cinco ações expropriatórias de uma área de quase três mil hectares em Petrolina, o equivalente a 12% da cidade do Recife. Na área, estava sendo cultivada maconha. Por isso, de acordo com a Constituição Federal, ela será desapropriada pela União e os proprietários não terão direitos a nenhum tipo de indenização.

Além das atividades jurídicas, a II Semana de Combate à Corrupção foi marcada por palestras em mais de 10 escolas públicas, atingindo um total de 2.000 jovens, entre 16 e 18 anos. Nos encontros, os advogados da União explicaram aos jovens a importância da boa administração do dinheiro público para a vida de todos. As Procuradorias da AGU distribuíram aos alunos dos seis estados a cartilha "AGU e o Cidadão Fiscalizador", elaborada pela Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5).

"Com o evento, além de propor ações, convidamos a população a participar desse movimento, mostrando que todos podem ser fiscalizadores do bem público", explicou o advogado da União e coordenador da Semana, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida.

Segundo o Procurador Regional da União da 5ª Região, José Roberto Machado Farias, a "pequena corrupção gera indignação, e a grande, descrédito." Ele acredita que as palestras tiveram grande importância por mostrar aos jovens que a corrupção pode estar presente em todo e qualquer momento do convívio social.

A II Semana de Combate à Corrupção foi dirigida pela Coordenação Regional de Atuação Ativa (CRAA) da PRU5 e teve o apoio da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal.


Convite

A II Semana acabou, mas as ações educativas de combate à corrupção vão continuar. A Secretaria de Educação do Recife convidou a PRU5 para estender o trabalho de conscientização dos jovens às demais escolas da rede pública do município.

O advogado da União Marcelo Eugênio ficou nítido a vontade dos estudantes em se manter mais atuantes na sociedade. "Notamos que eles ficaram bem interessados e gostaram de saber de quais formas poderiam contribuir no combate à corrupção. O contato com eles foi muito bom", concluiu.

As Procuradorias da União são unidades da Procuradoria-Geral da União (PGU) da AGU.

Patrícia Gripp/Adriana Barros

Matéria retirada, com autorização, do site da AGU