Café do Conhecimento tratou da abordagem quase-experimental

Café do Conhecimento tratou da abordagem quase-experimental

Edição mais recente do projeto realizado pelo Ipea teve como foco a avaliação e o monitoramento de políticas públicas

O Café do Conhecimento, promovido nesta quarta-feira, dia 11, no Ipea, teve como tema a ”Avaliação de Políticas Públicas: Abordagem quantitativa quase-experimental". O palestrante foi o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Daniel da Mata, que explicou o passo-a-passo da avaliação de uma política pública pelo desenho experimental, para depois chegar ao conceito do que seria o quase-experimento. “Experimento é quando o analista sorteia e cria os grupos. O quase-experimento é quando uma lei ou um evento da natureza cria os dois grupos para o analista. E o analista aproveita este evento para estudar o impacto daquela intervenção em ambos os grupos”, explicou. Em suma, concluiu que o quase-experimento é quando um pesquisador utiliza uma intervenção, criada por uma legislação ou evento da natureza e esta é capaz de criar um grupo de tratamento para suas análises.

O diretor de Desenvolvimento Institucional (Dides) do Ipea, Alexandre Cunha, lembrou que o projeto é uma iniciativa da área de Gestão do Conhecimento da Diretoria Geral de Gestão da Informação, e se destina a promover e registrar o conhecimento produzido pelo Instituto, por meio de eventos, dos quais participem técnicos que tenham desenvolvido propostas inovadoras, tanto em termos metodológicos quanto em termos dos objetos dos conhecimentos e dos resultados obtidos. “Eu acho que existe um consenso na Casa de que, além das nossas pesquisas e análises socioeconômicas, a questão da atividade é essencial para o Ipea se caracterizar como um órgão com uma função de Estado”, destacou o chefe da Assessoria Técnica da Presidência do Ipea, Alexandre Gomide.

Fábio Batista, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea e organizador do Café do Conhecimento, ressaltou que o evento difere de atividades como palestras e seminários, tendo o objetivo de disseminar um tipo de conhecimento que é importante que é o know-how, o “como fazer as coisas”, para aprimorar a avaliação de políticas públicas. “Nós pretendemos também armazenar essa apresentação. Elas serão gravadas em vídeo e armazenados no Repositório do Conhecimento do Ipea”, ressaltou.

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