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TD 1592 - Gargalos e Demandas da Infraestrutura Rodoviária e os Investimentos do PAC: Mapeamento Ipea de Obras Rodoviárias

Carlos Alvares da Silva Campos Neto, Ricardo Pereira Soares, Iansã Melo Ferreira, Fabiano Mezadre Pompermayer e Alfredo Eric Romminger / Brasília, março de 2011

Tendo por base a relevância do setor rodoviário na atividade econômica nacional, destacadamente, no que concerne ao transporte de cargas, o Ipea entendeu por bem realizar este estudo, que aborda as principais questões econômicas e institucionais envolvendo as rodovias brasileiras. Primeiramente, faz-se uma contextualização do panorama rodoviário, tratando desde a expansão ocorrida na década de 1950, até as recentes ideias de concessão e parcerias público - privadas (PPPs). Em seguida, descreve-se o modelo de financiamentos e investimentos do setor, identificando-se as principais fontes públicas e privadas de recursos para a expansão e a operação das vias nacionais. Ademais, são mostrados os principais problemas e demandas de infraestrutura rodoviária, consubstanciados no Mapeamento Ipea de Obras Ferroviárias, seguindo-se com uma análise de como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem atuado sobre essas deficiências. É discutida ainda a matriz de transportes brasileira e o papel desempenhado pelas rodovias nessa matriz hoje, e as perspectivas de futuro. Por fim, sumarizam-se os principais resultados do estudo.

Acknowledged the importance of the Road transportation to Brazilian economy, especially when considering cargo transportation, Ipea has studied the main economical and institutional problems that involve Brazilian roads. Firstly, we present an overview of the road system from 1950`s expansion to today`s concessions and private-public partnerships` arguments. Following, we describe the financing model for this segment as well as the investments it`s received - public and private - for expanding and operating. Afterwards, we present the major infra-structural demands, consolidating the Mapeamento Ipea de Obras Ferroviárias, followed by an analysis of how has the government program, PAC, been impacting over those needs. Next, we review Brazil`s transport system division, analyzing the participation of road transport as it is now, and its perspectives for the next fifteen years. At last, we describe the general results of our analysis.

 

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