Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 

topo livro_politicas_incent_inov_tecn_brasil

TD 1585 - Os Efeitos do E-Commerce na Produtividade das Firmas Comerciais no Brasil

Luis Claudio Kubota e Daniele Nogueira Milani / Brasília, março de 2011  

Com a emergência da internet, cresce a cada dia o comércio eletrônico, no Brasil e no mundo. Em 2007, a adoção deste ainda era muito pouco difundida entre as firmas comerciais brasileiras, mesmo considerando-se apenas as com 20 ou mais pessoas ocupadas. Destas 38.339 firmas, apenas 855 adotam a prática. A implantação desse tipo de inovação propicia redução de custos de transação para as firmas, mas, por outro lado, exige que as empresas reorganizem sua logística e sua estrutura de tecnologia de informação (TI) e possuam pessoal qualificado para atender a esse tipo de serviço. Essas melhorias poderiam ser alvo de políticas públicas de incentivo. O presente estudo procurou desenvolver uma pioneira avaliação dos efeitos do e-commerce na economia brasileira. Mais especificamente, analisaram-se os efeitos da adoção dessa forma de inovação na produtividade do trabalho nos setores de atacado e varejo. O estudo utiliza uma metodologia econométrica que procura contemplar os possíveis impactos de endogeneidade e viés de seleção. Ou seja, procura controlar o possível viés causado pelo fato de que a escolha das firmas adotarem ou não o e-commerce pode ser influenciada pela produtividade. A pesquisa utiliza microdados da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A metodologia foi utilizada por Bertschek, Fryges e Kaiser (2004) para avaliar o impacto de comércio eletrônico entre firmas (business-to-business) na produtividade de empresas alemãs.

With the emergence of the internet, the e-commerce grows on daily basis, in Brazil and in the world. In 2007 was still very low by Brazilian trade firms, even considering only firms with 20 or more employees. Only 855 firms adopted this practice in a total of 38.339 firms. The set up of this kind of innovation allows reduction of transaction costs, but, in the other hand, it demands logistics and information technology upgrades, and also qualified personnel. Theses improvements could dealt by public policies.The current studied developed a pioneering evaluation of the effects of e-commerce in the Brazilian economy. More specifically, the effects of adoption of this kind of innovation in the productivity of wholesale and retail firms were analyzed. The studied followed an econometric methodology that tries to control the possible effects of endogeneity and self-selection bias. In other words, it tries to control the possible bias caused by the fact that the choice of adoption or not e-commerce might be influenced by the productivity. The study used microdata of the 2007 Annual Trade Survey (Pesquisa Annual de Comércio), by the Brazilian Institute of Geography and Statistics(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, the Brazilian nacional statistics agency). The methodology was used by Bertschek, Fryges and Kaiser (2004) to evaluate the impact of business-to-business e-commerce on the productivity of German firms.

 

acesseAcesse o documento (917KB)          

Surplus Labor and Industrialization</strong


 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea