Ciclo de planejamento estratégico - Dides

Ciclo de planejamento estratégico

Ciclo de Planejamento Estratégico 2008-2009

Ciclo de Planejamento Estratégico 2009-2010

Ciclo de Planejamento Estratégico 2010-2011

 

CICLO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2008-2009

A trajetória do Ipea na implantação de um processo contínuo e participativo de planejamento estratégico iniciou-se em 2008, com a implantação do primeiro Ciclo de Planejamento Estratégico (CPE 2008), conforme mostra a Figura 1, quando a instituição definiu seus direcionadores estratégicos, a saber: missão, valores e princípios, formas de atuação, visão, eixos temáticos do desenvolvimento, desafios (ou objetivos estratégicos) e estratégias.

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Figura 1. Ciclos de Planejamento Estratégico CPE 2008 e CPE 2009-2010
Fonte:
Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides) do Ipea

A relação entre os desafios e estratégias e as metas institucionais é mostrada com mais detalhes na Figura 2, O Caminho do Ipea para o Fortalecimento Institucional.

O caminho do Ipea para o fortalecimento institucional começa com a definição da missão e da visão institucional. Os objetivos estratégicos (ou desafios) e estratégias surgem, em seguida, alinhados com a missão e a visão. Finalmente, as estratégias são desdobradas em projetos e atividades (ou metas) dos Ciclos de Planejamento Estratégico (CPEs).

A Figura 2 mostra que cabe às unidades organizacionais (Presidência, DEINT, DIEST, DIMAC, DIRUR, DISET, DISOC e DIDES) executar os projetos e atividades (metas) dos Ciclos de Planejamento Estratégico para que o Ipea cumpra sua missão e caminhe na direção de alcançar sua visão de futuro.

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Figura 2. O Caminho do Ipea para o Desenvolvimento Institucional
Fonte:
Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides) do Ipea

1) Eixos temáticos para o desenvolvimento: i) inserção internacional soberana; ii) macroeconomia para o pleno emprego; iii) fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; iv) estrutura produtivo-tecnológica avançada e regionalmente articulada; v) infraestrutura econômica, social e urbana; vi) proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e vii) sustentabilidade ambiental.

2) Formas de atuação: i) desenvolver e disseminar estudos e pesquisas aplicados; ii)) realizar estudos prospectivos aplicados; iii) subsidiar a elaboração de planos, políticas e programas governamentais; iv)  acompanhar e avaliar planos, políticas e programas governamentais; v) assessorar processos decisórios de instituições governamentais; vi) realizar ações para a formação de quadros na gestão pública; e vii) cooperar com governos e entidades nacionais e internacionais no seu campo de atuação.

3) Valores e princípios: i) respeito às normas que regem a atuação dos servidores públicos, notadamente código de ética e padrões de conduta; ii) valorização do servidor do Ipea, com base na qualidade de sua atuação; iii) estímulo à diversidade de ideias; iv) perspectiva crítica e independente na produção de conhecimento; v) interdisciplinaridade na produção de conhecimento; vi) busca permanente por metodologias e interpretações inovadoras; vii) transferência e impessoalidade nos processos decisórios; e viii) gestão dialogada e participativa.

  

CICLO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2009-2010

No CPE 2009-2010 (concluído em maio de 2010), a DIDES teve 55 metas sob sua responsabilidade, assim divididas: i) planejamento estratégico (metas de 1 a 14); ii) melhoria de processos e ações de tecnologia da informação (metas de 15 a 32); iii) gestão de pessoas (metas de 33 a 45); iv) gestão da informação e do conhecimento (metas de 46 a 53); v) gestão da satisfação dos clientes (meta 54); e vi) cidadania e responsabilidade social. 

2.1. Planejamento Estratégico

No

Meta

1

Implantar o Ciclo de Planejamento Estratégico (CPE) 2009 mediante o estabelecimento, acompanhamento e verificação do cumprimento de metas institucionais por meio de sistema informatizado, assim como avaliar o CPE 2009

2

Elaborar proposta de metodologia para gerenciar as estratégias, metas, indicadores e planos de ação do Ciclo de Planejamento Estratégico (CPE) 2010, assim como elaborar proposta de revisão do PPA – Plano Plurianual

3

Elaborar proposta de criação de um Escritório de Projetos para permitir o gerenciamento efetivo das ações do Programa de Fortalecimento Institucional

4

Elaborar proposta de estrutura organizacional e de regimento interno para o Ipea adequada ao cumprimento da missão institucional e alinhada com o modelo de gestão com foco em resultados

5

Elaborar plano de gerenciamento do projeto de implantação e ocupação da nova sede do Ipea, assim como proposta de criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e de políticas de segurança do trabalho.

6

Implantar, após a aprovação do novo estatuto do Ipea, o novo modelo organizacional da área corporativa visando a sustentação das ações do Programa de Fortalecimento Institucional

7

Implantar o Planejamento Estratégico  de Tecnologia da Informação e Comunicações para alinhar seus instrumentos e práticas aos direcionadores estratégicos institucionais em consonância com as orientações da Secretaria  de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento – órgão central do SISP – Sistema de Administração de Recursos  de Informação e Informática da Administração Pública Federal.

8

Elaborar proposta de modernização do sistema informatizado de gestão de metas a partir da avaliação do Ciclo de Planejamento Estratégico – CPE 2009

9

Elaborar a Proposta Orçamentária para 2010, de forma a atender as necessidades de recursos para o cumprimento das metas de pesquisa e de gestão do Ipea

10

Readequar as Ações do Ipea no PPA alinhadas aos novos direcionadores institucionais (missão, visão, formas de atuação, valores e princípios, desafios, estratégias e metas institucionais)

11

Elaborar Relatório de Atividades, de Gestão e do Plano Pluri- Anual – PPA, em consonância com as ações do Ciclo de Planejamento Estratégico – CPE 2009.

12

Levantar as fontes de recursos existentes, a fim de identificar as possibilidades de financiamento que atendam ao Programa de Fortalecimento Institucional, buscando sua execução e sua sustentabilidade.

13

Implantar modelo conceitual, para estruturar Relatórios Gerenciais da Execução Orçamentária, contemplando análise quanto ao seu público-alvo, formato, conteúdo e periodicidade.

14

Realizar diagnóstico do espaço disponível no prédio BNDES/Ipea com vistas à acomodação dos servidores

 

2.2. Melhoria de Processos e Ações de Tecnologia da Informação 

No

Meta

15

Elaborar proposta de sistema para gerenciar a qualidade dos processos de compras e de pesquisa aplicada.

16

Implantar o Gerenciamento da Rotina em todas as Unidades de Gerenciamento da DIRAF – Diretoria de Administração e Finanças e da Presidência com vistas a gerenciar os processos de trabalho por meio de indicadores e metas.

17

Realizar auto-avaliação da gestão e, com base nos resultados, elaborar e executar plano de melhoria com vistas à implantação do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GEPÚBLICA).

18

Ampliar os canais de acesso e de  comunicação à rede de dados, em âmbito da intranet, por meio da implantação de tecnologia de rede sem fio e do crescimento de 100% do parque de notebooks.

19

Aperfeiçoar e expandir os meios de comunicação e interação remota utilizando recursos de Videoconferência, em conexões nacionais e internacionais, por meio da substituição de equipamentos móveis pela instalação de oito  unidades fixas nos auditórios e salas de reuniões.

20

Restabelecer e ampliar a capacidade de proteção do parque de equipamentos de informática, em situações de queda e variação da rede elétrica, de modo a garantir a plena disponibilidade dos seus serviços por meio da substituição do equipamento No Break de Brasília e da viabilização de uma solução para a unidade do Rio de Janeiro.

21

Possibilitar aos técnicos maior produtividade na execução das suas atividades e eliminar a obsolescência do parque tecnológico em 2009 por meio do crescimento de 20% do parque de estações de trabalho e da readequação da infra-estrutura de rede.

22

Ampliar em 20% a capacidade de comunicação de dados entre as redes do Ipea e à Internet, por meio do aumento da velocidade do  circuito privativo entre Brasília  e Rio de Janeiro e da conexão à rede da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – RedeRio.

23

Propor normas de regulação do uso dos recursos, de padrões e serviços de Tecnologia da Informação, sustentado nos princípios da integridade, confidencialidade, disponibilidade e legalidade para o acesso e disponibilização da informação institucional em mídia eletrônica.

24

Assegurar a sustentabilidade dos serviços da rede Ipea mediante contratos de suporte e manutenção.

25

Implantar, em articulação com a Procuradoria Federal no Ipea, aplicativo de controle de ações judiciais.

26

Estabelecer  Acordo de Nível de Serviços (ANS) para que a prestação dos serviços de Tecnologia da Informação aos seus usuários, em âmbito interno do Ipea, seja formalmente sustentada.

27

Implantar metodologia de gestão do Contrato de Empréstimo BID 1841-OC-BR-Ipea Pesquisa.

28

Elaborar proposta para implantação do Sistema de Apoio à Pesquisa SAP/Ipea, a fim de diversificar e flexibilizar os instrumentos para a realização das pesquisas, bem como implantação de aplicativo para o controle e acompanhamento dos  serviços e resultados produzidos, criando um suporte adequado às atividades e garantindo sua eficiência e eficácia.

29

Implementar metodologia de controle, acompanhamento e avaliação dos acordos, convênios, termos de cooperação e congêneres formalizados.

30

Implantar novo sistema integrado de controle patrimonial, almoxarifado, compras e contratos.

31

Aperfeiçoar a gestão e modernizar os serviços de telefonia fixa e móvel com vista a buscar a economicidade e disponibilizar, para o corpo diretivo, serviços integrados de voz e dados utilizando smartphones.

32

Elaborar modelo para serviços de transporte, a fim de garantir sua eficiência e eficácia.

 

2.3. Gestão de Pessoas

No

Meta

33

Elaborar novo modelo de gestão de pessoas do Ipea contemplando o aprimoramento e integração dos seguintes processos de recursos humanos, observando-se os requisitos estabelecidos pela Lei no 1..890/2008: a) Planejamento; b) Recrutamento e seleção; c) Valorização; d) Desenvolvimento; e) Sustentação; e f) Desligamento.

34

Aprimorar a gestão da força de trabalho (servidores e colaboradores) por meio da implantação de cadastro unificado de recursos humanos.

35

Reformular o sistema de cadastro de consultores do Ipea, garantindo transparência no processo de seleção de profissionais que atuarão no projeto Ipea Pesquisa co-financiado pelo BID, bem como estabelecer ações para sua integração no âmbito do projeto de cadastro unificado de Recursos Humanos do Ipea.

36

Elaborar, em articulação com a Comissão de Ética e Procuradoria Jurídica do Ipea, proposta de regulamentação da colaboração esporádica dos servidores ocupantes dos cargos de Técnico de Planejamento e Pesquisa a ser analisada e deliberada pelo Comitê de Gestão de Pessoas – CGP, conforme disposto no inciso I do art. 102 da Lei no 11.890, de 2008.

37

Formular proposta de provimento de mais 50% das 80 vagas autorizadas no concurso Ipea 2008, para os cargos de Técnico de Planejamento e Pesquisa, Técnico de Desenvolvimento e Administração e Analista de Sistemas.

38

Elaborar relatório comparativo de todos os concursos realizados no Ipea, destacando os seguintes fatores: a) Orientação estratégica e estrutura do Edital (conteúdo programático, titulação, locais de realização das provas, etc.); b)  Número de vagas por cargo; c) Número de inscritos; d) Ingressos: escolaridade, origem por região/estado, origem por centro acadêmico, gênero, faixa etária; e e) evasão por concurso.

39

Elaborar proposta e implantar Boletim Estatístico de Pessoal.

40

Estruturar os procedimentos de ambientação dos servidores do Ipea originários de concursos, de retorno de cessões e licenças, bem como resultantes de mobilidade interna.

41

Elaborar proposta de modelo de assistência à saúde dos servidores, dependentes e comissionados em bases mais eficientes e equânimes.

42

Elaborar programa de Qualidade de Vida no Trabalho para o Ipea, alinhado à cultura organizacional, com foco: a) nas ações e mudanças do contexto de trabalho nas dimensões, condições, organização e relações socioprofissionais; b) no bem-estar, contemplando a formação de um coral; c) na prevenção; d) na Ergonomia da Atividade como ferramenta teórico-metodológica.

43

Elaborar proposta de Código de Conduta dos Servidores do Ipea.

44

Elaborar as seguintes ações voltadas ao aprimoramento das atividades operacionais da área de Gestão de Pessoas: a) Racionalizar  os procedimentos de concessão de aposentadoria dos servidores do Ipea; b) Implantar o Projeto de  Cadastro Funcional, por meio de pasta funcional eletrônica, dos servidores ativos e inativos do Ipea;  e c) Elaborar projeto de identificação funcional da força de trabalho do Ipea em articulação com a Presidência do Ipea.

45

Aperfeiçoar a sistemática de gestão de pesquisadores bolsistas para garantir o armazenamento e disseminação da produção resultantes das atividades desenvolvidas, bem como desenvolver ações para a integração do banco de dados dos bolsistas no projeto de cadastro unificado de Recursos Humanos.


2.4. Gestão da Informação e do Conhecimento

No

Meta

46

Realizar diagnóstico no âmbito da DIRAF de atividades que potencialmente apresentem risco operacional quanto a sua continuidade e propor ações de mitigação.

47

Elaborar proposta de estratégia e de práticas de Gestão do conhecimento (GC) visando armazenar, recuperar, disseminar e utilizar o conhecimento produzido pelo Ipea; assim como gerar novos conhecimentos e criar um ambiente colaborativo de compartilhamento de conhecimentos individuais e organizacionais por meio de redes de pesquisa

48

Analisar o ambiente que sustenta o IpeaData, sob o aspecto da sua infra-estrutura de software básico, e propor alternativas com vistas à garantir a sua sustentabilidade e continuidade dos seus serviços.

49

Implantar, em articulação com a Presidência, o software D-Space e o Sistema de Editoração Eletrônica de Revista – SEER (utilizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT) para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de captura, preservação e disseminação do conhecimento produzido pelo Ipea.

50

Disponibilizar para a Presidência as informações do relatório Quinzena Ipea por meio da implantação de sistema informatizado que integre, consolide e gere relatórios sobre a produção do Ipea, dos eventos ocorridos e das passagens e afastamentos com a recuperação histórica dos dados.

51

Ampliar os canais de discussão e a colaboração do Ipea no sentido  de permitir a seus pesquisadores a interação com outras instituições nacionais e internacionais para tratar de estudos e pesquisas sobre temas que contribuam para  o aperfeiçoamento das políticas públicas e para o planejamento do desenvolvimento brasileiro por meio da implantação de Fórum de Discussões pela Internet.

52

Elaborar proposta de metodologia para gerenciar documentos com o intuito de criar procedimentos automatizados de trabalho.

53

Propor e implantar procedimentos de otimização do uso de ferramentas estatísticas utilizadas para a elaboração das pesquisas institucionais.

 

2.5. Gestão da Satisfação dos Clientes

No

Meta

54

Elaborar proposta de metodologia para gerenciar a satisfação dos usuários/beneficiários dos serviços prestados pela DIRAF – Diretoria de Administração e Finanças.

 

2.6. Cidadania e Responsabilidade Social

No

Meta

55

Elaborar proposta de programa de voluntariado a ser implantado com a participação dos servidores do Ipea em benefício da sociedade.

Os projetos e atividades (metas) da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DIDES) no CPE 2009-2010 estão alinhados ao desafio (objetivo estratégico) 5, isto é: “promover o fortalecimento institucional do Ipea e as seguintes estratégias definidas a partir de tal desafio, conforme mostra o Quadro 1.

Desafio 5

Estratégias

Metas de Gestão Organizacional sob Responsabilidade da DIDES

CPE 2009-2010 (*)

 

Aperfeiçoar as instâncias de governança institucional

17

 

Institucionalizar o planejamento estratégico

1 / 2 / 3 / 7 / 8 / 9 / 10 / 11 / 12 / 13

 

Elaborar e implantar uma arquitetura de gestão do conhecimento para o Ipea

47 / 49 / 51 / 52

 

 

 

Promover o fortalecimento institucional do Ipea

Aperfeiçoar o modelo de carreira e as práticas de gestão dos servidores do Ipea

33 / 34 / 35 / 36 / 37 / 38 / 39 / 40 / 41 / 42 / 43 / 44 /45

 

Alinhar os instrumentos e políticas de TI aos propósitos institucionais

7

 

Buscar a gradativa melhoria dos serviços oferecidos pela área corporativa

15 / 16 / 17 / 18 / 19 / 20 21 / 22 / 23 / 24  25 / 26 / 27 / 28 / 30 / 31 / 32 / 46 / 48 / 50 / 53 / 54 /55

 

Promover a integração organizacional por meio da racionalização de processos e reordenamento da estrutura organizacional da instituição

4  /  6

 

Implementar processos de monitoramento e avaliação

28 / 29 / 15 / 16

 

Promover melhores condições de trabalho aos servidores do Ipea

5 / 14 / 33

(*) Portaria SAE/PR no 55, de 8 de junho de 2009.

Quadro 1. Alinhamento entre o desafio 5, as estratégias e as metas do CPE 2009-2010

 

CICLO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2010-2011

No CPE 2010-2011 (a ser concluído em dezembro de 2011), a DIDES desenvolve os seguintes projetos:

Projeto

Objetivo

Balanced Scorecard (BSC)

Consolidar o processo contínuo e participativo de planejamento estratégico da área corporativa mediante a implantação da metodologia do Balanced Scorecard (BSC)

Escritório de Projetos

Permitir que a diretoria possa gerenciar seu portfólio de projetos vis-à-vis as suas metas estratégicas contidas no planejamento estratégico da instituição

Gerenciamento da Rotina

Mapear as unidades gerenciais e os principais processos de trabalho. O mapeamento vai desde a definição de atribuições, recursos, fornecedores, clientes e produtos/serviços até a construção de um sistema de acompanhamento e controle, para que seja possível implementar na instituição uma cultura de melhoria contínua.

Sistema de Gestão da qualidade

Elaboração de proposta para o Ipea de sistema para gerenciar a qualidade dos processos

Auto-Avaliação da Gestão Pública

Realizar autoavaliação da gestão e, com base nos resultados, elaborar e executar plano de melhoria com vistas à implantação do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública)”.

Gestão de Riscos

Estabelecer uma metodologia para identificação, mensuração, acompanhamento e resposta aos riscos organizacionais, de forma a evitar a descontinuidade das ações do Ipea.

Institucionalização da Gestão do Conhecimento

Institucionalizar a Gestão do Conhecimento (GC) no Ipea visando armazenar, recuperar, disseminar e utilizar o conhecimento produzido pelo Ipea; assim como gerar novos conhecimentos e criar um ambiente colaborativo de compartilhamento de conhecimentos individuais e organizacionais por meio de redes de pesquisa.

Repositório de Conhecimentos (RCIpea)

Implantar, em articulação com a Assessoria de Planejamento da Presidência, o software D-Space com vistas à institucionalização de um Repositório de Conhecimentos (RCIpea) com funções de captura, preservação e disseminação dos conhecimentos produzidos pelo Ipea.

Banco de Talentos

Implantar no Ipea um Banco de Talentos que permita à alta administração da instituição acessar informações sobre as competências das pessoas da força de trabalho.

Sistema de Gerenciamento da Satisfação do Usuário

Implantar um sistema de monitoramento da satisfação dos usuários/beneficiários dos serviços prestados pela DIRAF.

Responsabilidade Social

Definir e implantar a(s) Política(s) de Responsabilidade Social da instituição.

Nova Sede

Construir e ocupar uma nova sede para o Ipea.

 

Projeto

Objetivo

Avaliação da Gestão Predial do Edifício BNDES

Avaliar e propor soluções para a gestão predial do que cabe ao Ipea no Edifício BNDES.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Ipea.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Implementar um sistema que gerencie documentos de forma eletrônica.

Modernização do Planejamento Orçamentário

Os objetivos do projeto são, entre outros, integrar o Planejamento Orçamentário ao Planejamento Estratégico, aprimorar o planejamento estratégico e adequar o plano de trabalho do Ipea a prazos orçamentários.