Policy Brief - Em Questão - Evidências para políticas públicas

Enfrentamento da Covid-19: Estado, ciência e informação em políticas públicas

18/08/2021 11:32

Em Questão

Policy Brief - Em Questão - Evidências para políticas públicas

Enfrentamento da Covid-19: Estado, ciência e informação em políticas públicas

Número 7, Agosto de 2021

icon pdf

Acesse o PDF (788 KB)

       


INTRODUÇÃO

A crise sanitária da Covid-19 desencadeou um conjunto de reaçõ es emergenciais em todo o mundo. O rápido espalhamento da doença em nível global pode ser evidenciado pelo curto prazo entre a primeira notificaçã o oficial da Organizaçã o Mundial de Saúde (OMS) sobre o surgimento de uma misteriosa pneumonia em Wuhan, na China, em 31 de dezembro de 2019, e a declaraçã o oficial da mesma organizaçã o de que estava em curso uma pandemia, em 11 de março de 2020.

Nesse sentido, além dos organismos internacionais, diversos atores locais e especialistas – particularmente das áreas de gestão, acadêmica e de dados – se tornaram centrais durante o processo decisório de adoçã o de medidas de mitigaçã o e enfrentamento da crise. No Brasil, diante de um protagonismo do Estado manifestado, principalmente, por entes subnacionais, foram constituídas instâncias formais de consulta a especialistas, no formato de conselhos e comitês dedicados ao assessoramento de dirigentes governamentais, bem como filtradas e incorporadas evidências da área de saúde em políticas de enfrentamento à pandemia. Além disso, bases de dados abertas, estruturadas e digitais sobre o tema, foram operacionalizadas seguindo princípios de visibilidade e transparência. Estado, ciência e informação em políticas públicas.

Este documento tem o objetivo de detalhar as principais características e ações desse universo, principalmente a partir de iniciativas localizadas nos Estados brasileiros e suas capitais. Fruto de três estudos distintos elaborados recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são aqui identificados arranjos de formatos e graus de influência bastante variados numa aproximação entre gestão, academia e dados para o apoio da conduçã o das políticas públicas, em um cenário de alta complexidade.