Macroeconomia Desenvolvimentista é tema de livro lançado no Ipea

Macroeconomia Desenvolvimentista é tema de livro lançado no Ipea

O economista Bresser Pereira destacou a importância do equilíbrio fiscal e cambial no país

 

O economista Bresser Pereira lançou nesta quarta-feira, 21, o livro Macroeconomia Desenvolvimentista. O presidente do Instituto, Ernesto Lozardo, e o diretor da Diest, Joao Alberto De Negri, também participaram do evento.

O livro apresenta uma nova maneira de pensar macroeconomia e a economia dos países em desenvolvimento, em especial, dos países de renda média. Bresser defende uma teoria baseada em cinco preços macroeconômicos: taxa de lucro, taxa de juros, taxa de câmbio, taxa de salários e taxa de inflação. Ele afirma que o melhor caminho é encontrar um equilíbrio entre essas variáveis.

“O que nós deveríamos ter claro é que queremos esses cinco preços certos, ou seja, que a taxa de lucro seja satisfatória para todos os empresários, que a taxa de juros seja baixa, que a taxa de câmbio seja compatível com o lucro satisfatório das empresas, além de uma taxa de inflação baixa e, finalmente, a taxa de salário que deve crescer com a produtividade, de forma que trabalhadores e empresários possam cooperar”, explicou o economista.