Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
11/01/2011 17:43

Ipea e Socicom lançam livros sobre a comunicação


Nos três volumes divulgados em SP, são abordados temas atuais sobre rádio, TV, jornal e novas mídias

Acadêmicos, estudantes, jornalistas e demais profissionais da área se reuniram nesta terça-feira, 11, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista) para o lançamento da obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil, uma parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) e o Fórum Brasil Conectado. O seminário teve a presença de alguns dos pesquisadores que assinam artigos no livro.

A obra é composta por três volumes: Colaborações para o Debate sobre Telecomunicações e Comunicação; Memória das Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação no Brasil; e Tendências na Comunicação. Na abertura do seminário, o presidente da Socicom, José Marques de Melo, ressaltou o caráter histórico da parceria com o Ipea, que deve continuar para a elaboração de mais estudos sobre o setor no Brasil. “O campo acadêmico da comunicação trilha o caminho da autoestima, da consolidação e do compromisso público”, afirmou. Segundo ele, há uma demanda por “bom conteúdo” na mídia brasileira, e esta não tem sabido discernir o que é interesse público e privado.

Marcio Pochmann, presidente do Ipea, disse também na mesa de abertura do evento que o Instituto, ao participar de um projeto dessa envergadura, ressalta o papel que as comunicações podem ter num projeto de desenvolvimento nacional. Pochmann lembrou que o trabalho imaterial, no qual a comunicação se insere, é cada vez mais valorizado, haja vista que o setor de serviços responde hoje por grande parte dos postos de trabalho ativos no país.

Participaram da primeira mesa de exposições e debate Maria Cristina Gobbi, Sivaldo Pereira da Silva e Andrea Ferraz Fernandez, bolsistas do Ipea que assinam o terceiro volume da obra. Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Instituto, mediou a mesa, a qual também contou com uma palestra do historiador e professor de jornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP) Gilberto Maringoni – autor de um dos artigos do primeiro volume. Os bolsistas apresentaram os resultados parciais da pesquisa sobre o panorama da comunicação no Brasil, que inclui dados sobre o estado do conhecimento, tendências profissionais e ocupacionais, e perfis nacionais (um estudo comparado em nações ibero-americanas).

A segunda mesa teve como tema as telecomunicações. Seus integrantes foram Cosette Castro, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Alexandre Kieling, bolsista do Ipea, Marcio Wohlers, diretor de Estudos Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto, e João Maria de Oliveira, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Kieling assina um artigo no terceiro volume. Os demais pesquisadores têm textos no volume 1.

Debate no Sindicato
Ainda na terça-feira, 11, às 19h, Marcio Pochmann, Daniel Castro, o jornalista Paulo Henrique Amorim, o jurista Fábio Konder Comparato e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, José Augusto Oliveira, debateram o panorama da comunicação no Brasil. O encontro ocorreu na sede do Sindicato, diante de um auditório lotado por cerca de 180 pessoas. O debate foi organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé e teve Renata Mielli, dirigente da entidade, como mediadora.


Acesse Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil - Colaborações para o debate sobre Telecomunicações e Comunicação (volume 1)

Acesse Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil - Memória das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação no Brasil (volume 2)

Acesse Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil - Tendências na Comunicação (volume 3)

Veja os gráficos apresentados sobre "O Estado do Conhecimento"

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea