Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

01/12/2010 15:45
topo comunicado_ipea

Comunicado do Ipea - 2010 - Dezembro - nº 69

Evolução das despesas com habitação e transporte público nas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF): análise preliminar - 2002-2009
 

icon pdf Acesse o PDF (1 MB)      

Este comunicado tem como objetivo analisar a evolução dos dados urbanos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada nos períodos de 2002/2003 e 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para definir a classe de despesas urbanas, foram selecionadas e agrupadas as diferentes despesas da POF 2008/2009 e suas correlatas na POF 2002/2003 em sete categorias de despesas: a) taxas urbanas; b) aluguel; c) tributos imobiliários; d) aquisição de imóvel; e) condomínio; f) água; e g) transporte urbano.
Para a análise, elaboraram-se dois indicadores: a proporção (frequência) de famílias que declararam realizar a despesa e a mediana da participação da despesa na renda total (monetária e não monetária) somente entre essas famílias que declararam realizar tal despesa. Esse último indicador se justifica por fornecer melhor visão do peso da despesa no orçamento familiar. Caso optássemos por utilizar a participação da despesa na renda tanto de famílias pagantes como não pagantes, aquelas despesas de menor frequência entre as famílias teriam baixo indicador, mesmo tendo alto peso no orçamento de quem as consome.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea