Técnico do Ipea defende a simplificação de tributos

Técnico do Ipea defende a simplificação de tributos
Adolfo Sachsida apresenta os principais pontos do livro Tributação no Brasil: estudos, ideias e propostas

 

O Brasil possui, hoje, mais de 90 formas de tributação, segundo o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Adolfo Sachsida, organizador do livro Tributação no Brasil: estudos, ideias e propostas.

Sachsida lembra que, apesar de já existirem muitos tributos, discute-se no Congresso Nacional a criação de mais dois impostos: sobre movimentação financeira e sobre grandes fortunas. Para o pesquisador, “o Brasil já tem tributo demais e o nosso problema não é (criação) de imposto, e sim gastar de uma maneira mais eficiente”. Por isso, o organizador do livro defende a necessidade de uma reforma tributária. “Acredito que é muito difícil fazer uma grande reforma, mas pequenas mudanças podem gerar grandes resultados como, por exemplo, simplificar a tributação”, ressaltou.

Outro ponto enfatizado pelo pesquisador é a questão do imposto sobre grandes fortunas. Segundo ele, isso não resolverá o problema do país, pois a carga tributária acabaria recaindo sobre a classe média e não sobre os milionários e bilionários. “Quando você olha a arrecadação desse imposto – em outros países –, ela é muita baixa”, finalizou.