Rede Ipea/Anipes discute projetos de pesquisa

Rede Ipea/Anipes discute projetos de pesquisa

Representantes de instituições beneficiadas se reuniram para comentar o andamento dos estudos e debater a possibilidade de extensão do programa

Marcio Pochmann, presidente do Ipea, coordena a reunião com representantes da rede Ipea/Anipes, em BrasíliaO Ipea recebeu na manhã desta quinta-feira, 10, em seu auditório do 11º andar (SBS, Qd. 1, Ed. BNDES, Brasília), representantes das instituições que compõem a rede Ipea/Anipes de pesquisa. Atualmente, 19 instituições são beneficiadas com bolsas concedidas no âmbito da rede. O encontro contou com a presença da diretora-presidente da Anipes, Felicia Reicher Madeira, e teve como objetivo discutir o andamento dos projetos e avaliar as possibilidades de extensão do programa para o biênio 2010-2011.

Marcio Pochmann, presidente do Ipea, fez uma apresentação sobre a estrutura do Instituto, ressaltando a nova composição das diretorias, o estabelecimento de metas, a chegada de 80 servidores concursados e o crescimento da produção editorial, que dobrou quando comparados o primeiro semestre de 2008 e o primeiro semestre de 2009. Pochmann falou, em seguida, sobre as redes de pesquisa que estão ligadas ao Ipea.

“A expectativa é chegar a 241 bolsas implementadas até dezembro. Isso representaria um orçamento anual ao redor de R$ 2 milhões em recursos para o Proredes”, afirmou o presidente do Ipea, se referindo ao programa que visa integrar ações de pesquisa em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do Instituto. “A rede Ipea/Anipes é uma das principais referências da integração de nosso trabalho do ponto de vista nacional”, completou Pochmann.

A diretora de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais (Dirur) do Ipea, Liana Carleial, deu mais detalhes sobre a situação da rede Ipea/Anipes. “Começamos com 22 instituições, mas foram assinados 19 acordos de cooperação técnica. Com o Acre, o processo está em avaliação. Portanto, a previsão é de termos 20 instituições em rede.” A rede Ipea/Anipes conta, atualmente, com 94 bolsas implementadas e com financiamento em dia. Liana Carleial pediu ainda o compromisso das instituições no cumprimento do cronograma para apresentação dos produtos finais e publicações até abril de 2010.

No debate sobre o programa e a possibilidade de estendê-lo, os representantes das instituições sugeriram maneiras de trabalhar temáticas regionais em parceria com o Ipea e quiseram saber mais detalhes sobre cursos oferecidos pelo Instituto. Pochmann lembrou, ao final da exposição, que o Ipea tem a perspectiva de constituir representações regionais e internacionais, especialmente na América Latina e na África de língua portuguesa.

As instituições hoje contempladas pela rede Ipea/Anipes são: Codeplan (DF), Sempla (SP), Fapems (MS), FEE (RS), Cide (RJ), FJP (MG), Fundaj (PE), Ideme (PB), Idesp (PA), IJSN (ES), Ipardes (PR), Ipece (CE), IPP (RJ), Seade (SP), SEI (BA), Seplan (GO, AL e AM) e UFMT (MT).