Lula empossa ministro e pede modernização do Estado

Lula empossa ministro e pede modernização do Estado

Samuel Pinheiro Guimarães assume a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Presidente quer projeto de desenvolvimento para 2022

Foto: Sidney Murrieta
Samuel Pinheiro foi empossado pelo presidente
Lula em cerimônia no Itamaraty

Em cerimônia que reuniu diversas autoridades, Samuel Pinheiro Guimarães foi empossado nesta terça-feira, dia 20, como novo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). Ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Guimarães substitui o ministro interino Daniel Vargas na SAE. Depois de assinar a posse do diplomata, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que ele se empenhe em diversos temas cruciais para o desenvolvimento brasileiro.

“É preciso pensar a estrutura do Estado, em como modernizar o funcionamento da máquina, porque fomos criando uma quantidade de teias de aranha, de embaraços, que ainda hoje sentimos dificuldades”, disse Lula. Ele ressaltou a importância de um projeto de desenvolvimento com ações concretas até 2022, quando o País vai comemorar 200 anos de independência. “Gostaria que fosse trabalhado com muita inteligência um esboço daquilo que a gente quer construir para quando completarmos 200 anos de independência.”

O presidente propôs um novo Programa de Aceleração do Crescimento de 2011 a 2015, capaz de preparar o Brasil para os grandes eventos esportivos internacionais que sediará em sequência: Jogos Militares (2011), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). E mencionou alguns temas que permeiam a pauta na SAE, como a Amazônia e a estratégia de defesa. “Se tem uma coisa extraordinária que essa crise econômica permitiu, e que aqueles que têm olhos não queriam enxergar, é que não é possível um país sobreviver se o Estado for débil, fraco, e o mercado forte. Tem coisas que o mercado não sabe ou não quer fazer”, continuou Lula.

Em seu discurso de posse, Guimarães disse que espera colaborar com o governo em diversos temas estratégicos. “A tarefa é difícil, mas contarei com as instituições da Presidência da República para realizá-la”, afirmou o novo ministro. “A Secretaria vem realizando diversos trabalhos em diferentes temas, como planejamento e abordagem de grandes questões nacionais. Há sempre novas áreas estratégicas, e espero que a Secretaria possa colaborar com cada um dos ministérios no andamento e execução desses temas.”

Samuel Pinheiro Guimarães é diplomata de carreira. Concluiu o curso do Instituto Rio Branco em 1963. É mestre em Economia pela Boston University e possui 18 livros publicados, entre eles Quinhentos Anos de Periferia. Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, agradeceu a contribuição de Guimarães ao Itamaraty e afirmou que o ex-secretário-geral “ousou pensar o Brasil numa época em que isso não era moda, em que se imaginava que as forças do mercado, as bolsas de valores, criariam um País diferente”.