Ipea discutiu em SP estrutura produtiva e inovação

Ipea discute em SP estrutura produtiva e inovação

Seminário comemorativo dos 45 anos do Instituto reuniu a comunidade acadêmica e especialistas na Universidade de São Paulo

Em continuidade às comemorações dos 45 anos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sua Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, Inovação, Produção e Infraestrutura (Diset) promoveu nesta terça-feira, 10 de novembro, às 8h30, o seminário Encontros Brasil Ipea 45 Anos: Um Novo Ciclo do Pensamento Nacional. O tema analisado foi Estrutura Produtiva e Políticas Industriais e de Inovação no Brasil: Desafios Atuais e Mudanças Emergentes.

O Ipea esteve representado no evento pelo diretor da Diset, Marcio Wohlers, e pela diretora-adjunta da Diset, Fernanda De Negri, além de outros técnicos do Instituto. O encontro ocorreu no Anfiteatro do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP (Avenida Prof. Almeida Prado, travessa 2) e teve o formato de mesa-redonda, com estudiosos do Ipea e de outras instituições. Também participou o chefe do Departamento de Engenharia da Produção da USP, Mário Sergio Salerno.

O debate foi dividido em duas partes. Na primeira, estiveram em discussão as condições de competitividade da indústria brasileira no contexto pós-crise econômica, com mapeamento dos principais problemas a serem superados. Na segunda etapa, foram identificados pontos prioritários para o aperfeiçoamento das políticas públicas direta e indiretamente vinculadas ao desenvolvimento industrial e à capacidade de inovação no País.

Na ocasião, os representantes do Ipea aproveitaram para divulgar os dois boletins Radar mais recentes, além da publicação Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas. A série de seminários Encontros Brasil Ipea 45 Anos: Um Novo Ciclo do Pensamento Nacional vem promovendo debates em diversas capitais do País com cada uma das diretorias do Instituto.